Português Italian English Spanish

Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa alertam para riscos de queimadas

Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa alertam para riscos de queimadas


No histórico de ocorrências, pessoas já perderam a vida

Carlos Barbosa- Considerando as elevadas temperaturas que atingem o estado do Rio Grande do Sul, bem como o longo período de ausência de precipitação de chuva, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa alerta para os riscos da prática de queimadas. Vale ressaltar que nessas condições a propagação do fogo ocorre de forma potencializada devido a temperatura e a baixa umidade do ar. Somente no mês de dezembro, a entidade já prestou atendimento à 08 ocorrências relacionadas, sendo algumas de grandes proporções.

Punição e advertências:

A prática de queimadas tem restrições previstas na Lei Estadual nº13931/2012, que institui o código florestal estadual, Art. 28, sendo proibido o uso de fogo ou queimadas em florestas e nas demais formas de vegetação natural. Em caso de controle de pragas, controle de pastagens, em áreas não mecanizáveis, para limpeza e quebra de dormência, o uso do fogo será permitido, através de autorização específica do órgão ambiental competente.

Conforme o Decreto Federal nº6514/2008, a punição por uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com a obtida, acarreta em multa de R$ 1.000,00 por hectare ou fração de terra. Além dos danos ao meio ambiente, as queimadas são nocivas a integridade e a saúde do ser humano, bem como colocam em riscos edificações e estruturas construídas em suas proximidades.