Mandetta confirma demissão do Ministério da Saúde
Presidente e ministro tiveram divergências públicas sobre isolamento social
O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, confirmou na tarde desta quinta-feira,16, sua demissão da pasta. O anúncio foi feito na sua conta no Twitter. O ministro chegou por volta das 15h30min ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro.
Ele se despediu dos funcionários da pasta antes de ir se encontrar com o presidente. Nas últimas semanas, Mandetta e Bolsonaro divergiram, por algumas vezes publicamente, a respeito da condução das políticas de saúde diante da pandemia de coronavírus.
"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar", escreveu Mandetta.
"Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de Ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país", prosseguiu.
O mais cotado para substituir Mandetta no Ministério da Saúde é o oncologista Nelson Teich, que hoje se reuniu no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro.