Português Italian English Spanish

Polícia Civil lança cartilha alertando sobre golpes

Polícia Civil lança cartilha alertando sobre golpes


De março até agosto de 2020 foram 39 registros de estelionato

Carlos Barbosa- A cartilha tem o objetivo de alertar e orientar sobre os principais tipos de golpes e a dinâmica usada pelos golpistas que os aplicam, destacando os fatos mais praticados na cidade de Carlos Barbosa e região. A publicação deste material tem por objetivo munir a população com informações em relação aos ataques de golpistas, sejam eles ataques pessoais ou virtuais, orientações que devem ser compartilhadas entre os familiares.

Também poderá ser usada como material didático, prevenindo assim a prática destes delitos, visando ainda minimizar, ou mesmo evitar consequências, não apenas de cunho material, mas principalmente as sequelas psíquicas como a vergonha, o medo de denunciar, o sentimento de perseguição e humilhação, vivenciadas pelas vítimas, após a prática dos crimes. Orientar a população é uma das principais formas de combater e prevenir estelionatos e outros golpes.

Segundo fontes da Polícia Civil, de março até agosto de 2020, foram feitos 39 registros de estelionato na DP. O falso depósito com envelope vazio foram 8 casos; o WhatsApp clonado foram 6 casos; golpes dos nudes foram 4 registros, fora as subnotificações que por vergonha a pessoa não registrou; o falso namorado foram 2 casos, mas algumas vítimas não registram também; a compra no falso leilão somam 3 casos; o golpe do cartão foram 2 registros e o conto do bilhete registra 1 caso.