Português Italian English Spanish

Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação terá “Dia D” no sábado, 17

Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação terá “Dia D” no sábado, 17


A campanha segue até o final do mês de outubro

Garibaldi – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, terá no próximo sábado, 17, o ‘Dia “D” da Campanha’. A imunização iniciou na segunda-feira, 05, e prossegue até o dia 30 de outubro. Essa ação visa a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, lembrando que é obrigatório levar um documento, cartão SUS e a carteirinha de vacinação (devido a pandemia do Covid-19 é solicitado que apenas um adulto responsável comparece com a criança, para evitar aglomerações, portando sempre máscara facial). No sábado, 17, todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia).

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de imunização da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Garibaldi conta atualmente com 5.504 pessoas na faixa etária (0 a 15 anos) da campanha nacional.

Nos demais dias, a campanha para verificação e atualização da caderneta vacinal ocorre nas Unidades Básicas de Saúde Central (das 8h às 16h), São Francisco, Santa Terezinha e Chácaras (das 8h às 11h30min e das 13h às 16h).

Qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs, ou pelo telefone (54) 3462-8138. A Coordenadora do setor de epidemiologia, Nathalia Marinho, conversou com a reportagem da Rádio Estação FM.