Português Italian English Spanish

Golpistas clonam vários WhatsApp na região

Golpistas clonam vários WhatsApp na região


A Polícia alerta para este golpe

Carlos Barbosa- O setor de segurança segue alertando as pessoas, para que tomem cuidado com ligações ou recebimento de SMS. Nos últimos dias, registros de WhatsApp de algumas pessoas clonados na região tem aumentado. O sistema de atuação é sempre o mesmo. Após obterem, normalmente através de anúncios em plataformas, como Mercado Livre, Web Motors e OLX, o número de um determinado telefone celular, os golpistas efetuam uma ligação ou mandam um SMS, fornecendo um código de 6 dígitos.

O golpista se passa por um servidor destas plataformas e solicita este código, dizendo ser necessário para habilitar ou ativar o anúncio, para que interessados possam entrar em contato com esta pessoa. Este código na verdade, é uma verificação do WhatsApp, ou seja, o bandido clonou o número da vítima, desviando o sistema para o seu WhatsApp e com isso a vítima perde totalmente acesso ao aplicativo.

Outro golpe neste mesmo sistema, os bandidos se passam por servidores do Ministério da Saúde, dizendo estar realizando uma pesquisa sobre a Covid-19, fazendo diversas perguntas e passando dados sobre a pandemia. Após as informações, solicitam que a vítima confirme o código de seis dígitos que lhe foi enviado por SMS. Ao confirmar, tem também o seu WhatsApp clonado. Alguns registros já  foram feitos na polícia.