Português Italian English Spanish

Centro Municipal de Saúde recebe ambulatório exclusivo para suspeitos de Covid-19

Centro Municipal de Saúde recebe ambulatório exclusivo para suspeitos de Covid-19


Pacientes com sintomas gripais ficam isolados dos demais

Carlos Barbosa- O Centro Municipal de Saúde conta com duas novas medidas para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde verificou ser inadequado que pacientes com sintomas respiratórios circulassem no mesmo espaço que outros pacientes da unidade e criou um ambulatório específico.

Conforme explica a Secretária Lenice Sberse Nery, uma sala lateral foi isolada para receber os pacientes que indiquem sinais ou sintoma de síndrome gripal. O local recebeu faixas indicativas e uma tenda para espera enquanto o atendimento acontece em ambiente separado das demais dependências do posto.

“Ali é verificada a temperatura e, na sala, o paciente recebe atendimento de enfermagem, médico e passa por coleta para exames“, diz Lenice. “Com este fluxo separado, em nenhum momento o paciente com suspeita de Covid-19 entra em contato com outros pacientes.”

Em outra iniciativa, a secretária determinou a instalação de um aparelho gerador de ozônio de ambiente na sala exclusiva para atendimento da Covid-19.

“A pandemia do coronavírus pode ser minimizada com a utilização do gás ozônio nas áreas onde os pacientes são atendidos. É como se fosse um nebulizador. O ozônio torna o ambiente livre de micro-organismos patogênicos e dá mais proteção e segurança aos pacientes e funcionários“, explica Lenice.