Português Italian English Spanish

Executivo barbosense auxilia com despesas de funeral

Executivo barbosense auxilia com despesas de funeral


As pessoas devem solicitar informações as funerárias

Carlos Barbosa- A maioria das pessoas não tem conhecimento dos benefícios a que tem direito, um amparo adquirido através de leis, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Um destes benefícios, é o auxílio funeral. A Rádio Estação FM, buscando dar este apoio aquelas pessoas que passam por situações complicadas quando perdem alguém do seu convívio, conversou com a Assistente Social do Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, Carina Glaiser Krnz.

Ela relatou a forma que os familiares devem proceder para ter acesso ao benefício. Uma prestação de serviço funeral que atenderá as despesas de urna fúnebre padrão simples, higiene e preparação do corpo, carro fúnebre, véu, ornamentação com flores artificiais, coroa de flores artificiais e paramentos para o velório. Pagamento de translado do corpo para sepultamento no município, até à distância de 150 km, quando comprovadamente o (a) falecido (a) residia no município na data do óbito.

Cessão de uso de gaveta de cemitério pelo período máximo de 03 (três) anos, após este período, o (a) requerente poderá adquiri-la definitivamente ou proceder-se-á a retirada dos restos mortais, colocando-os em local comum, com devida identificação. (Ouça a entrevistas com a Assistente Social).

Além destes serviços, o CRAS gerencia os programas de transferência direta de renda do Governo Federal, direcionados às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência e incapacitadas para o trabalho, como Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), além de realizar e atualizar o Cadastro Único, com busca ativa de usuários.