Português Italian English Spanish

Descarte incorreto de lixo é novamente encontrado na coleta seletiva

Descarte incorreto de lixo é novamente encontrado na coleta seletiva

Data de Publicação: 10 de dezembro de 2019 18:01:00
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo fone 3461.8879 ou setor de Meio Ambiente

Carlos Barbosa- A Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente, informa que mais um caso de descarte incorreto de resíduos de serviço da saúde ocorreu nesta segunda-feira, 09. Na ocasião, foram encontrados mais de 100 seringas e agulhas descartados junto a coleta de lixo seco do município. Este material, além de causar poluição do meio ambiente, ocasiona risco de acidentes e contaminação para as pessoas que trabalham na segregação dos resíduos domésticos do município.
Conforme a Equipe Técnica do setor de Meio Ambiente, este é o quarto caso de descarte incorreto destes materiais nos últimos meses, e desta forma, o setor investigará quem foram os responsáveis pelo descarte, uma vez que, conforme a Lei Municipal n°3460/2017, trata-se de crime ambiental. Este tipo de material, devido as suas características, deve ser coletado em meios estanques, rígidos, hígidos e resistentes além de passar por tratamento específico antes de serem descartados, como preconiza as Resoluções CONAMA n°358/2008 e ANVISA n°222/2018. A destinação final deste tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador, sendo proibido o descarte junto a coleta de lixo doméstico.
Ressalta-se que a população que gerar este tipo de resíduo pode entregá-la junto ao Centro Municipal de Saúde, de maneira gratuita, para que após estes sejam encaminhados para destinação ambientalmente adequada, evitando tanto danos ao meio ambiente quanto a saúde humana.

Mais informações e denúncias anônimas podem ser feitas pelo fone 3461.8879, no setor de Meio Ambiente.