Português Italian English Spanish

Carlos Barbosa é referência em educação pública de qualidade

Carlos Barbosa é referência em educação pública de qualidade


Os municípios de Farroupilha e Ijuí também receberam reconhecimento

Carlos Barbosa- Em uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira, 25, o município se destacou, juntamente com a cidade de Farroupilha e Ijuí, por apresentarem redes públicas de ensino com trajetórias bastante positivas, demonstrando avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.

Estes três municípios estão entre as 104 cidades brasileiras que receberam o selo Bom Percurso na pesquisa "Educação que faz a diferença", desenvolvida pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que congrega os Tribunais de Contas Brasileiros.

Além de uma série de requisitos, a educação nestas cidades, apresenta taxas de aprovação escolar, nos anos de 2016 e 2017, acima da média nacional. Em relação ao Ideb, apresentam, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avanço de pelo menos 0,1 ponto em todas as edições e acrescentam mais à aprendizagem dos estudantes do que é esperado dado o nível socioeconômico deles.

O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, explica que a motivação do levantamento foi identificar boas práticas no ensino público para que possam ser disseminadas pelo país, gerando aprendizados para novos modelos de políticas públicas na área.

A iniciativa é do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) objetiva reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios.