Português Italian English Spanish

Estátua centenária de Caravaggio visitará hospitais da Serra neste domingo

Estátua centenária de Caravaggio visitará hospitais da Serra neste domingo


 

 

 

Atos serão breves e externos. Equipe diocesana reforça que nenhuma aglomeração será incentivada

 

Farroupilha-Pela primeira vez na história, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, será virtual. E para marcar este acontecimento inédito, a equipe do Santuário irá visitar as cidades da Serra Gaúcha em um gesto de acolhida, afago e esperança: a estátua centenária de Caravaggio, que fica no altar do Santuário, circulará pelas cidades serranas neste domingo, a bordo de uma camionete.

O itinerário passará por Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A comitiva estacionará defronte aos hospitais de cada município para abençoar e pedir pela saúde dos doentes, além de prestar uma singela homenagem aos incansáveis profissionais da saúde, que dedicam suas vidas para cuidar de toda a sociedade.

A equipe sairá às 9h do Santuário e deverá percorrer estas cidades ao longo da manhã e início da tarde. Ainda não há definição de todos os hospitais que serão visitados em Caxias do Sul, mas há confirmação de ida ao Hospital Pompéia. O ato será breve em cada visita: a comitiva irá estacionar na frente das instituições de saúde, onde serão feitas prece e bênção, além de um momento de reflexão. "O momento é diferente, inusitado, difícil. Por isso, precisamos reforçar no nosso povo a grandeza da força da fé e do carinho da Mãe de Caravaggio com todos nós. Não queremos que se faça aglomeração para que a santa chegue aos locais: quem puder, que assista à passagem pela janela, em sua casa, trabalho ou no hospital", aconselha o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

A devoção pela santa estará, inclusive, na camionete: ela irá a bordo de uma Chevrolet 3100, fabricada em 1954, conduzida pelo devoto José Bassotto. Além de ser organizador das pré-romarias dos carros antigos, que reúne anualmente centenas de veículos, Bassotto recebeu diversas graças e já foi desenganado após fazer promessa à Caravaggio.

Mais uma novidade irá compor a comitiva, já que a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio está diferente. Ela recebeu um novo andor, uma coroa de madeira, esculpida pelo artista Jorge Rafaeli. Na coroa de Nossa Senhora, estão esculpidas flores. Além de representar as centenas de flores que são depositadas por devotos no Santuário, elas remetem ao símbolo da aparição da Santa em Caravaggio, na Itália, para Joaneta.

 

SAIBA MAIS

: A estátua que fará parte da ação foi fabricada em 1885 e chegou Salvar ao Santuário carregada a pé por devotos de Caxias do Sul. Antes da pandemia, era tocada diariamente por centenas de fiéis, sendo um símbolo importante da devoção por Nossa Senhora de Caravaggio.

: Serão visitadas as cidades de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, nesta ordem. A saída é 9h do Santuário e a comitiva permanecerá por alguns minutos de fronte aos hospitais dos municípios.

: O Santuário está fechado para visitação desde a metade de março, e a Romaria ocorrerá exclusivamente no formato virtual. Confira a programação religiosa que ocorrerá no dia 26 de maio: às 8h, 10h30min e 17h haverá celebração de missas. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana;

: A transmissão deve ocorrer pelo, Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram do Santuário de Caravaggio;

: A equipe estimula que devotos compartilhem fotos de edições anteriores - ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia - ao usar a hashtag #caravaggio2020;

: Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres.