Português Italian English Spanish

Fórum de Doação de Órgãos falou sobre salvar uma vida

Fórum de Doação de Órgãos falou sobre salvar uma vida


O importante é a manifestação das pessoas  em serem doadoras

Carlos Barbosa- Na noite desta quarta-feira, 13, no CEIT – Centro Educacional Ivo Tramontina, ocorreu o Fórum de Doação de Órgãos, que teve como objetivo complementar as informações do Projeto Doador do Futuro, o qual é desenvolvido no município, bem como, divulgar a importância da doação voluntária de órgãos para salvar vidas. 

Durante a abertura do evento, a Coordenadora de Unidade de Negócios do Hospital São Roque, Catia Argenta falou do quão importante está sendo a habilitação do Hospital São Roque, junto ao Ministério da Saúde, para a realização de transplantes de córneas, e agradeceu a presença de todos, desejando um excelente evento.

O Prefeito Evandro Zibetti, ressaltou que quando o governo pensou na Clínica da Visão, ela seria inaugurada apenas em 2019, porém vendo a demanda que tínhamos de pessoas aguardando atendimento, que eram em torno de 700 pacientes. Sendo assim, a Clínica da Visão veio antes, para proporcionar mais conforto, qualidade de vida e para que os barbosenses se sentissem acolhidos. Zibetti, ainda colocou que precisamos reconhecer a importância que a doação de órgãos faz na vida das pessoas, doar é um ato de amor e que pode perpetuar e dar a chance de uma vida nova a outras pessoas.

Na sequência a Coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, Sandra Lucia Coccaro de Souza, deu início a apresentação do fórum. Durante a explanação, Sandra frisou que o mais importante da doação de órgãos é a conscientização das famílias e a quebra de certos tabus pela falta de informações. Apresentou também aos presentes, os dados estatísticos de doações a nível estadual e disse que, sua missão agora, diante da Central de Transplantes é melhorar as estatísticas do Rio Grande do Sul. O evento contou também com a participação dos médicos Gino Del Ben e Neusa Maria Furlan.