Português Italian English Spanish

Janeiro Branco com caminhada neste sábado,11

Janeiro Branco com caminhada neste sábado,11


Programação segue durante o mês de janeiro

Carlos Barbosa- As propostas pelo movimento ‘Janeiro Branco’ é a oportunidade de todos pararem para refletir sobre a chegada de um novo ano e o quanto suas metas e objetivos a serem cumpridos são realmente atingíveis ou não, a ponto de se transformar em prejuízo à saúde. O objetivo é a prevenção da Saúde Mental.

O trabalho será desenvolvido em conjunto com as Secretarias Municipal de Saúde de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, SerPSi, IEPP e Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa e os Hospitais São Roque e Tacchini.

Programação:

*Sábado,11, acontecerá em Carlos Barbosa, a ‘Caminhada pela Saúde Mental’. A partir das 16h, a comunidade sairá da rótula da Santa Clara seguindo em direção ao ponto de chegada da Maria Fumaça, onde haverá a soltura de balões brancos, retornando ao ponto inicial.

*Sábado, 18 - evento “Mente Sã = Corpo Saudável”, com promoção de roda de conversa com profissionais, além de orientações e esclarecimentos à comunidade, através de profissionais de diversas áreas da saúde. O encontro será no Parque da Estação, em Carlos Barbosa. Haverá ainda sessões de ioga e relaxamento. Se chover, será transferido para Rua Coberta.

*Segunda-feira,20, realização das palestras ‘Vamos conversar sobre saúde mental?’ e ‘Quando e como posso buscar ajuda?’ Os temas serão apresentados no auditório do Hospital Tacchini, entre 19h e 20h, por profissionais do Prevenire Tacchimed, CAPS - Bento Gonçalves e IEPP.

*Quarta-feira, 29, será voltada a profissionais e estudantes da área da saúde, a palestra ‘História da Assistência a Saúde Mental - Estigmas e Preconceitos’, acontecerá no auditório do Hospital Tacchini, entre 19h e 20h30min. O tema será apresentado por profissionais da Psicologia e Psiquiatria que atuam no Hospital Tacchini e na administração pública.

O “Janeiro Branco”, criado em 2014, é um movimento que visa ajudar as pessoas e instituições a entenderem que prevenção ao adoecimento emocional pressupõe mudanças no estilo de vida e mais sentido em todo estilo de vida! Atualmente, é a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação para os profissionais da saúde.