Na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, o 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar recebeu 03 (três) novas viaturas semi-blindadas modelo Mitsubishi/Pajero Sport. Os veículos serão utilizados nas ações de patrulhamento e enfrentamento à criminalidade realizadas pela unidade.
As novas viaturas, com tração 4×4 e motorização a diesel, receberam blindagem parcial nas portas e parte frontal, oferecendo maior proteção aos policiais em situações de disparos de arma de fogo. Equipadas com tecnologia e estrutura adequada para operações policiais, elas representam um avanço significativo na segurança das equipes e na capacidade de resposta da tropa.
As aquisições foram viabilizadas por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública – PISEG RS, iniciativa que permite a empresas do Rio Grande do Sul direcionar parte do ICMS devido para investimentos em segurança pública.
O programa foi criado pela Lei Complementar nº 15.224, de 10 de setembro de 2018, e tem se mostrado uma ferramenta eficaz de aproximação entre a iniciativa privada e o poder público, promovendo melhorias concretas nas instituições responsáveis pela segurança dos gaúchos.
Além das 03 (três) viaturas entregues, está previsto para as próximas semanas, o recebimento de mais 07 (sete) pick-up Toyota/Hillux – adquiridas também pelo programa PISEG -, semi-blindadas, ampliando ainda mais a capacidade operacional do 4º BPChq. Este investimento, em viaturas policiais semi-blindadas, 10, neste momento, correspondem a um investimento de mais de 3 milhões de reais – recursos angariados exclusivamente através do PISEG, com empresas e empresários da região da Serra Gaúcha.
Desde sua criação, em julho de 2019, o 4º Batalhão de Polícia de Choque tem investido constantemente em estrutura e tecnologia. Ao longo desse período, foram adquiridas 16 viaturas, armas de fogo longas (fuzis cal. 5,56, espingardas cal. 12) e curtas (pistolas cal. .40) equipamentos de proteção individual (capacetes e escudos balísticos), drone com câmera termal, utilizado em operações complexas, dentre outros equipamentos.
Os resultados desse esforço já são visíveis. Somente em 2025, até o momento, a unidade contabiliza:
- 4.295 pessoas abordadas;
- 185 prisões realizadas;
- 57 armas de fogo;
- 732 kg de drogas retiradas de circulação, resultando em um prejuízo de mais de 3 milhões de reais ao crime organizado,
com atuação destacada nas regiões da Serra Gaúcha, Litoral Norte, Vales do Taquari e do Caí.
Os números reforçam o compromisso da Brigada Militar com a segurança da população e mostram que o investimento em estrutura e tecnologia, na qualificação do efetivo policial militar e em inteligência resultam em ações mais qualificadas no combate ao crime.
Nota de agradecimento
O 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar expressa seu mais sincero agradecimento aos empresários, empresas e parceiros da Serra Gaúcha que, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG-RS), vêm contribuindo diretamente para o fortalecimento da segurança pública em nosso estado. Agradecemos também aos profissionais da imprensa e a todos que, com dedicação e comprometimento, ajudam na divulgação do programa, ampliando o alcance dessa importante iniciativa. À sociedade civil organizada, que acredita e investe na construção de uma segurança pública mais eficiente, deixamos nosso reconhecimento e gratidão. Por fim, registramos nosso profundo agradecimento pela confiança depositada no trabalho do 4º BPChq, que seguirá empenhado em honrar essa responsabilidade com coragem, disciplina e resultados concretos no combate à criminalidade. Por fim, divulgamos que já foram arrecadados pelo 4º BPChq aproximadamente 7 milhões de reais através do programa PISEG, valores que estão sendo revertidos na estruturação da unidade.
Fonte: Comunicação Social do 4º BPChq.
Imagens: Rodrigo Alves
