Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Publieditorial
    • Saúde
    • Segurança
    • Sem categoria
    • Trânsito
  • Programação/Equipe
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • História da Rádio
  • Política de privacidade
  • Baixe o App
Estação FM
Estação FM Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito
  • Anuncie
  • Programação/Equipe
  • Sobre
  • Fale conosco
  • Baixe o App
OUÇA AO VIVO
  • Segurança

Operação Apakani combate narcotráfico interestadual e lavagem de dinheiro

  • Estacao FM
  • 11/06/2026

Nesta quinta-feira (11/06), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por intermédio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro da Divisão de Investigações do Narcotráfico – DRLD/DINARC e da Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal – DIPAC, ambas do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico – DENARC, deflagrou a Operação Apakani.

A ação, coordenada pelos Delegados de Polícia Antônio Carlos Ractz Júnior e Adriano Nonnenmacher de Souza, tem por objetivo desarticular uma rede de lavagem de dinheiro vinculada ao narcotráfico estadual e interestadual. A ação decorre de investigação sobre organização criminosa, envolvendo distribuição de entorpecentes, movimentação de valores ilícitos e ocultação patrimonial. A operação integra a Operação Narke 6, coordenada nacionalmente pela SENASP/MJSP.

Na fase ostensiva da investigação, medidas cautelares foram deferidas pelo 2º Juízo da 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, sendo 28 mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária, 58 mandados de busca e apreensão, 58 bloqueios de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas e 14 sequestros de veículos. Na fase sigilosa, foram implementadas 71 medidas cautelares investigativas, abrangendo afastamentos de sigilo bancário, fiscal, financeiro e telemático. Até o momento, 26 pessoas foram presas. Foram apreendidos R$ 22.000,00 em espécie e uma arma de fogo.

Os mandados  foram cumpridos na capital, em Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Nova Santa Rita, Farroupilha, Gramado, Caxias do Sul e Santa Maria. Em Santa Catarina, as diligências ocorreram nas regiões Sul e da Grande Florianópolis, incluindo Criciúma, Balneário Rincão, Lauro Müller, Palhoça, São José e Florianópolis. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em estabelecimentos prisionais: Penitenciária Estadual de Porto Alegre – PEPOA, Penitenciária Estadual do Jacuí – PEJ, Instituto Penal de Charqueadas, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas – PASC, Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, Presídio Regional de Passo Fundo e Centro de Integração Social de Piraquara da Penitenciária Feminina do Paraná II. 

Além disso, diligências investigatórias foram realizadas em empresas localizadas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com apoio das respectivas Polícias Civis. Para o cumprimento das medidas, são empregados 249 policiais civis da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e 50 policiais civis da Polícia Civil de Santa Catarina.

Início das investigações

A investigação teve início após a apreensão de 1,3 tonelada de maconha pela DRLD/DINARC, em 2023, no município de Canoas. No decorrer das apurações, constatou-se que a organização criminosa distribuía cocaína e crack em larga escala no Rio Grande do Sul, mediante operações logísticas interestaduais sofisticadas, incluindo a utilização de imóveis locados em áreas nobres de municípios gaúchos para depósito de entorpecentes e redução do risco de rastreamento.

Bloqueios e descapitalização

O total movimentado pela organização criminosa durante a investigação alcançou R$ 21.331.737,72. O modus operandi identificado consistia na lavagem de capitais por meio do sistema financeiro e na inserção de ativos ilícitos na economia formal, especialmente mediante aquisição de veículos, circulação de valores em espécie, integração e mescla de capital espúrio em empresas reais, de fachada e fantasmas.
As movimentações bancárias eram realizadas por meio de dissimulações estruturadas, pulverizações, smurfing, fracionamentos, triangulações, uso de contas de terceiros, contas de passagem, depósitos e saques rápidos, casas lotéricas e caixas eletrônicos.
Os valores circulavam entre líderes, gerentes, operadores de outras cidades vinculados ao narcotráfico em larga escala e interpostas pessoas, chamando atenção o recrutamento de indivíduos com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas e roubo.


A complexidade e a sofisticação das dissimulações também envolveram 21 empresas detectadas como operadoras do esquema após análises financeiras, telemáticas e patrimoniais, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os valores ilícitos vinculados a essas pessoas jurídicas estão sendo objeto de indisponibilidade judicial, evidenciando conexões interestaduais entre organizações criminosas por meio de pessoas físicas e jurídicas.

AÇÃO INTEGRADA À OPERAÇÃO NARKE 6

A Operação Apakani ocorre no âmbito da Operação Narke 6, ação nacional coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública – DIOPI/SENASP/MJSP e executada pelas Polícias Civis de todo o país, destinada ao enfrentamento qualificado do tráfico de drogas, da lavagem de dinheiro e das organizações criminosas.

A iniciativa nacional envolve investigações, ações de inteligência, cumprimento de mandados, prisões, apreensões e medidas de descapitalização patrimonial, com foco na desarticulação de estruturas criminosas e na redução de sua capacidade financeira e operacional.

Segundo os Delegados Nonnenmacher e Ractz, a operação busca descapitalizar a organização criminosa e propiciar a responsabilização criminal de lideranças de alto escalão, bem como de sua rede de operadores financeiros e logísticos estaduais e interestaduais.

Conforme o Delegado Alencar Carraro, Diretor da DINARC, esta fase da operação é relevante por atingir grandes distribuidores de drogas, com elevada expertise criminal, a partir de provas robustas de lavagem de capitais e organização criminosa, reunidas ao longo de mais de um ano de análises e diligências.

O Delegado Carlos Henrique Wendt, Diretor do DENARC, destaca a importância do apoio mútuo entre as instituições envolvidas no presente trabalho. “No momento em que as organizações criminosas mantêm conexões interestaduais para o abastecimento de drogas na Região Sul do país, é fundamental que os órgãos estatais aprimorem a integração na troca de informações e no apoio operacional à repressão ao narcotráfico. E hoje, foi possível alcançarmos esses resultados extremamente positivos, graças a esse entendimento estratégico, por parte do Poder Judiciário, do Ministério Público e das Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, afirmou o Diretor.

Informações Polícia Civil RS

Estacao FM

Mais notícias
ler agora

Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Garibaldi

ler agora

Polícia Civil apreende armas, medicamentos proibidos e cigarros eletrônicos em operação em Carlos Barbosa

ler agora

Preso por feminicídio em Carlos Barbosa segue internado

ler agora

Ação da BM e Polícia Pena apreende celulares e impedem arremesso no Presídio de Bento

ler agora

BM busca identificar indivíduos de tentativas de assalto na ciclovia de Barbosa

ler agora

Em rápida ação, Brigada Militar prende homem por furto em Bento Gonçalves

ler agora

Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro em Carlos Barbosa

ler agora

Suspeito de homicídio em Bento é preso pela Polícia Civil e GCM

ler agora

Homem acusado de homicídio em Igrejinha é preso pela Draco, em Caxias

Leia também
  • Bairro Aparecida, em Carlos Barbosa recebe nova obra de infraestrutura
  • ExpoBento impulsiona negócios e movimenta a economia regional
  • Jogos Escolares de Barão movimenta estudantes no município
  • Governo do Estado iniciará em julho distribuição de nova vacina que protege contra pneumonia e meningite
  • Copa do Mundo 2026: Escolas municipais desenvolvem atividades voltadas à competição
Estação FM
  • Ouça no app
  • Anuncie na Estação
  • Política de privacidade
© copyright - Rádio Estação FM – Rua Humberto Accorsi, 230 B. Aurora, Carlos Barbosa (RS) | tel.: (54) 3461 9707

            

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Envie sua mensagem!

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a Política de Privacidade para mais informações.Aceitar