Português Italian English Spanish

Carlos Barbosa registra a 1ª geada de 2020

Carlos Barbosa registra a 1ª geada de 2020


Fenômeno da natureza acontece em pleno outono

Carlos Barbosa- O frio chegou na Serra Gaúcha. Na manhã desta quarta-feira,08, alguns pontos registraram a formação de geada. Um deles foi na localidade de Linha Vitória, onde foi verificado este fenômeno da natureza. O ouvinte Márcio Chesini, enviou ao departamento de jornalismo da Rádio Estação FM, imagem comprovando a formação da geada.

Segundo o observador do tempo, Léo Gusso, que possui sua base de monitoramento do clima no bairro Ferroviário em Garibaldi, a madrugada registrou a temperatura mais baixa da temporada, 5.5ºC, porém, em algumas localidades foi mais baixo, chegando a 4ºC. “Mesmo estando no outono, mas com este sistema que apresenta uma atmosfera mais limpa, isso favorece um resfriamento noturno bem mais rápido e por isso a formação de geada em baixadas e encostas”, comentou.

Para os próximos dias, com a sequência deste sistema, o homem do tempo afirma que será notada a formação de geadas em outros pontos da região e temperaturas mais baixas. “Isso surpreende, pois a previsão era de formação deste sistema para o final do mês de abril e não no início, mas devido a vários fatores que favorecem uma atmosfera mais transparente, isso será notado nos próximos dias também”, destaca

Em relação a forte estiagem que castiga o Estado do Rio Grande do Sul, Léo informa que ainda estão programadas chuvas, porém, de baixa intensidade, somente havendo previsão de um volume maior para o mês de maio. O outono no hemisfério sul vai até o dia 20 de junho, quando começa então o inverno, que se estende até o dia 22 de setembro.