Português Italian English Spanish

Ministério da Saúde habilita leitos de UTI Adulto no Tacchini

Ministério da Saúde habilita leitos de UTI Adulto no Tacchini


Leitos exclusivamente para pacientes SUS com diagnóstico de COVID-19

Bento Gonçalves- O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira,09, a portaria que habilita mais 5 leitos de UTI Adulto para o Hospital Tacchini. Dessa forma, o governo federal passa a cobrir o investimento da contratação das unidades, que foram custeadas pelo município por um dia. Desde segunda-feira, dia 8, a instituição conta com 35 unidades habilitadas, das quais 18 são reservadas a pacientes do SUS.

Os leitos servirão exclusivamente para atender pacientes SUS com diagnóstico confirmado de COVID-19 e estão habilitados para funcionar temporariamente por 90 dias. A portaria de liberação pode ser conferida na íntegra em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.502-de-8-de-junho-de-2020-260787019.

Como funcionam os leitos do SUS

A regulação do acesso aos leitos de cada unidade de saúde do Rio Grande do Sul é controlada pela Central de Regulação estadual. Em Bento Gonçalves, o serviço passa a dispor de 18 leitos contratados, gerenciando-os conforme sua própria necessidade, levando em conta uma série de critérios.

Ou seja, a equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico, e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda às necessidades do paciente. Dessa forma, assim como Bento Gonçalves recebe pacientes de outros municípios, moradores da cidade podem ser transferidos para instituições de saúde de outros locais.