Português Italian English Spanish

Paciente de Garibaldi que recebeu plasma está recuperado do coronavírus

Paciente de Garibaldi que recebeu plasma está recuperado do coronavírus


As pessoas recuperadas da Covid-19 podem ser doadores de plasma

Caxias do Sul- O paciente de Garibaldi, 63 anos, que recebeu a transfusão de plasma convalescente, segundo informações, é considerado recuperado do coronavírus. Na terça-feira,09, foram apresentados os exames que atestam que a infecção não está mais ativa no organismo do garibaldense. Foram 15 dias após ele receber o tratamento no Hospital Virvi Ramos em Caxias do Sul.

Os profissionais da saúde estacam que esse foi o primeiro paciente a passar por esse procedimento no Rio Grande do Sul, sendo cedo para afirmar que essa transfusão foi fundamental para a sua recuperação.

A médica intensivista do Virvi Ramos, Drª Eveline Gremelmaier, destaca que não tem como afirmar 100% que o tratamento é o responsável pela recuperação do coronavírus. “Precisaremos avaliar várias pessoas para dizer se o plasma é o responsável. A gente pode dizer que ele está recuperado, que não está mais com a forma ativa de covid, com dois testes negativos”.

O paciente estava em coma induzido e acordou na terça-feira,09, apresenta melhora respiratória. Entretanto, Eveline ressalta que ele ainda está com uma fraqueza muscular e o período que passou com sedativos também acarretou numa perda de massa muscular. Por enquanto, o idoso passa por períodos sem usar o respirador. Ainda não há prazo para que ele receba alta e vá para o quarto.

A doação do plasma foi possível graças a um equipamento do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) capaz de realizar o procedimento. O doador é um pesquisador da área de Biomedicina, Fabio Klamt, 44 anos, de Porto Alegre, que já contraiu e se recuperou do coronavírus.