Português Italian English Spanish

Macrorregião da Serra volta a bandeira vermelha

Macrorregião da Serra volta a bandeira vermelha


Existem dois caminhos para os prefeitos amenizarem a situação

Carlos Barbosa- O município de Carlos Barbosa, juntamente com outros 48 municípios que compõe a macrorregião da Serra, voltaram para a bandeira vermelha em rodada preliminar do sistema de Distanciamento Controlado. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite na sexta-feira, 14. Além da Serra Gaúcha, as regiões de Uruguaiana, Cruz Alta, Guaíba, Santa Rosa, Santo Ângelo e Ijuí, também migraram da bandeira laranja para a vermelha.

Com as medidas de flexibilização da bandeira vermelha, os municípios e associações poderão encaminhar pedidos de reconsideração ao governo, tendo ainda a possibilidade de adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, porém, no mínimo iguais à anterior. Neste novo sistema, os gestores  poderão elaborar planos estruturados próprios.

As medidas precisam ser aprovadas por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizadas por uma equipe técnica. A autonomia dos prefeitos não altera as cores do mapa definitivo e o resultado será divulgado na segunda-feira, 17, pelo próprio governo Eduardo Leite.