Português Italian English Spanish

Orquestra Municipal faz evento on-line no aniversário de Carlos Barbosa

Orquestra Municipal faz evento on-line no aniversário de Carlos Barbosa


Município comemora 61 anos na sexta-feira, 25

Carlos Barbosa- Tradicionalmente, a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa realiza um concerto especial para comemorar o aniversário do município de Carlos Barbosa. Diante da pandemia e das prevenções contra o Covid-19, todas as atividades com público foram canceladas, mas graças a tecnologia podemos manter um contato, ainda que virtual, com o público e certamente saudoso do encontro com a arte e o bem-estar emocional que ela proporciona. 

Pensando nisso, a orquestra irá realizar o tradicional concerto comemorativo a essa data especial em formato on-line, com a apresentação diretamente da sua sede, no Centro Educativo Crescer-CEC, para a sua casa. A Live acontece na sexta-feira, 25, às 20hs, pelo canal de YouTube da Orquestra. 

Além da novidade no formato on-line, o concerto é especial pelo repertório arrojado preparado para esse dia. Sob a direção artística e regência do Maestro Dirceu Andrioli, a orquestra traz no programa, obras de compositores tradicionais da música antiga e de concerto, a que chamamos de música clássica, totalmente repaginada, a começar pela instrumentação que difere da escrita original, feita para orquestra sinfônica ou de câmara, arranjada para uma big band, composta por instrumentos de sopros (clarinete, flauta e saxofone), de metais (trompete, trompa e trombone), percussão e bateria, somados a uma instrumentação “crossover” com a inclusão de instrumentos solistas como guitarra, violino e saxofone. 

Formam o time de peso dos compositores escolhidos para essa brilhante e ousada junção: Mozart, Vivaldi, Beethoven, Leroy Anderson, Korsakoff, Ravel e o contemporâneo e brasileiro Zequinha de Abreu. Para a interpretação dos virtuosos e harmoniosos solos foram convidados os músicos: Fulvio Motta, Thomás Werner e Bruno Mello – guitarra; Bruno Gelmini – saxofone; Rodrigo Maciel – violino e Alison Seben – máquina de escrever. 

O resultado é uma fusão de gêneros que evidenciam a genialidade dos compositores, a qualidade técnica dos músicos da orquestra e o virtuosismo dos solistas convidados, convergindo no destaque à força expressiva que a música como arte proporciona.

O que se deseja com este concerto é sobretudo, fazer algo para nos sentirmos unidos, para que nos lembremos daqueles queridos e importantes momentos dos concertos presenciais. Que este, seja um momento, que embora virtual, possamos interagir. Em meio a essa conturbada situação onde o incerto se faz presente dia a dia, que possamos, de posse dos meios que temos, nos conectar e permitir-nos desfrutar das boas oportunidades.

Com uma produção atenta às normas de distanciamento e recomendações dos órgãos de saúde quanto a higienização e prevenção do contágio do Novo Corona vírus, o formato do concerto contempla uma orquestra menor do que a que seria no evento presencial, com cerca de 25 músicos e solistas, equipes reduzidas de filmagem, sonorização, iluminação e produção, em local amplo, que permite um mapa de distanciamento recomendado entre cada integrante da orquestra.

Para que tenhamos sucesso nessa empreitada precisamos da sua audiência e início imediato de interação com o apoio no compartilhamento dessa notícia, para alcançarmos o maior número possível de pessoas. Além de compartilhar inscreva-se no canal de YouTube da Orquestra (Orquestra Carlos Barbosa). Que no dia 25, às 20hs, possamos estar todos conectados no mesmo canal. Acompanhe as publicações nas redes sociais da Orquestra e compartilhe com sua rede de contatos.

O concerto conta com a produção cultural e transmissão on-line da AtmosFERA Produções Culturais e Audiovisuais; sonorização e iluminação De Marchi Som & Luz e Gilberto Salvagni na produção de áudio. A realização é da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa com o apoio da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa e do Centro Cultural Educativo – CEC.