Português Italian English Spanish

Município de Carlos Barbosa completa 61 anos

Município de Carlos Barbosa completa 61 anos


Autoridades falam sobre a história

Carlos Barbosa – Nesta sexta-feira, 25, Carlos Barbosa completa 61 anos de emancipação política. A cidade se destaca por suas empresas e pelo esporte, sendo conhecida como a Capital Nacional do Futsal, devido a história de sucesso e de muitos títulos conquistados a nível estadual, nacional e internacional pela ACBF. As empresas que se destacam são as metalúrgicas e leiteira. 

Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), o município está em 2º lugar entre as 10 melhores cidades para viver no Rio Grande do Sul, perdendo apenas para Porto Alegre. A divulgação deste índice aconteceu no mês de julho de 2020.

Foram levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíam o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.
Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dados à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa, em homenagem ao então Governador do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves, em cuja gestão (1909 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.
Em 25 de setembro de 1959, foi assinado pelo então governador do estado Leonel Brizola, o decreto de criação do novo município de Carlos Barbosa.

Na manhã de hoje, em entrevista para o apresentador Altamir Oliveira, o ex-prefeito Armando Guzzo, o empresário Clóvis Tramontina e o Alexandre Guerra, falaram um pouco sobre a história do município desde a emancipação até os dias de hoje.