Português Italian English Spanish

G.E Almirante José de Araújo Filho completa 50 anos

G.E Almirante José de Araújo Filho completa 50 anos


Grupo desenvolve atividades com crianças e jovens de 6,5 a 21 anos

Garibaldi- O Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho foi fundado em 31 de outubro de 1970, pelo visionário Clóvis Nunes, que acreditava na busca de um ideal para a juventude garibaldense. A sede inicial da entidade foi a própria casa de Clóvis, passando a seguir para o prédio dos Rex Populi, pelo Convento dos Freis Capuchinhos e definitivamente no subsolo da Mansão Mazzini, a convite daquela família.

A primeira tropa foi formada por meninos, que realizaram sua Promessa Escoteira. No ano de 1994, através de votação, foi aceito o ingresso de meninas no Grupo Escoteiro. Mantido pela APAGEA - Associação dos Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, é presidida por Marilaine Sebenello Soares, Vice Carola Zanchi Zorzi, Diretoria Administrativa Flávia Bianchi, Diretoria Financeira Denise T. Magagnin, Diretor de Comunicação e Eventos Ivan Brugalli e Diretor Técnico Ênio Francisco Foppa. Ivan Brugalli falou à Rádio Estação FM. (Ouça a entrevisra).

O Grupo desenvolve as suas atividades no atendimento a crianças e jovens de 6,5 a 21 anos, com atividades aos sábados na parte da tarde (das 14h até as 17h).

O Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, desde 1970, está aberto a todos os jovens, sem distinção de origem, raça, classe ou credo, de acordo com a finalidade, os princípios e o método idealizado por Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro.

É um movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religiosidade, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento; interessando mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Um movimento educativo que busca a realização humana através da espiritualidade, fraternidade e liberdade, estimulando seus integrantes a viver de forma autêntica, dando testemunho de seu amor e sua fé na Humanidade e em Deus, incentivando nos jovens a lealdade à Pátria, pregando o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades entre as nações.

Um movimento que visa ter uma participação ativa e positiva nas grandes questões nacionais, tais como: proteção ao meio ambiente, proteção infantil e juvenil, cidadania ativa, estimulando internamente a discussão e desenvolvimento desses temas e de projetos envolvendo estas áreas.

Cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça, razão pela qual busca contribuir para que o jovem cresça rumo a uma cidadania responsável, participante e útil.

Como movimento educativo, não se envolve em questões político-partidárias. Entretanto, os princípios são de orientar nas opções pessoais dos seus integrantes; assim como, a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis nas suas comunidades, exigindo que estejam atentos à realidade brasileira e mundial. SEMPRE ALERTA PARA MELHOR POSSÍVEL SERVIR!