Português Italian English Spanish

Barbosense pode pagar IPTU 2021 com desconto até junho

Barbosense pode pagar IPTU 2021 com desconto até junho


Executivo prorrogou o prazo devido a pandemia

Carlos Barbosa- A secretaria Municipal da Fazenda está prorrogando o prazo para o pagamento do IPTU em cota única com desconto, para o dia 15 de junho de 2021. Porém, o contribuinte receberá o boleto com vencimento para 15 de abril, pelo fato de já estarem impressos antes do decreto estadual da bandeira preta.

O Secretário da Fazenda Fábio Chies comenta: “Em virtude do cenário atual, estamos prorrogando o prazo para nova data. Quem pagar em cota única, poderá quitá-lo com o boleto entregue pelos Correios. Para quem pagar após essa data (15/04), deverá imprimir o novo boleto pela internet, sem prejuízo no desconto antecipado de 7%”. Quem optar pelo pagamento em parcelas, fica valendo os boletos entregues pelos Correios.

Para os casos de redução de IPTU, em razão de comorbidades, aposentados ou pensionistas, entre outros, o Secretário Fábio comenta: “Estamos encaminhando Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, em regime de urgência, solicitando que o benefício concedido em 2020 seja automaticamente concedido para o ano de 2021, mediante comprovação posterior à concessão do benefício, que poderá ser feita até 31/10/2021, pelos beneficiados”. Essa medida vai evitar que pessoas do grupo de risco, tenham que sair de casa no momento crítico da pandemia.

Na prática, as pessoas que já foram beneficiadas em 2020, receberão em suas casas um novo boleto até 15/06, já com o valor reduzido e sem a necessidade de comprovar suas condições médicas. O contribuinte pagará o IPTU com o novo valor reduzido até 15/06 e posteriormente, deverá apresentar os documentos comprovando o direito ao benefício concedido até 31 de outubro 2021.

Vale lembrar que as pessoas que já não possuam mais a condição clínica que lhe garanta o benefício, deverão pagar o IPTU integralmente, sob pena de multa e correção do valor. Essa prorrogação do prazo e extensão do benefício dependerá da aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

Informações poderão ser obtidas através dos telefones (54) 3461-8853, (54) 3461-8829 e (54) 3461-8850.