Português Italian English Spanish

Bugio encontrado morto em Farroupilha força a vacinação da febre amarela

Bugio encontrado morto em Farroupilha força a vacinação da febre amarela


Animais também foram encontrados mortos em Caxias do Sul

Farroupilha- Após a confirmação da doença em um bugio encontrado morto nas imediações do bairro Santa Rita, os moradores desta região e arredores, bem como da zona rural, irão ser imunizados contra a febre amarela.  A vacinação irá  acontecer de 26 a 30 de abril.

A imunização contra a doença, será realizada na Unidade Básica de Saúde-UBS do bairro Cruzeiro, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, mediante agendamento. A marcação deve ser feita a partir desta quinta-feira, 22, através do telefone (54) 3268-4614.

Adultos que já receberam a vacina (dose única), não precisam fazê-la novamente. Crianças a partir de nove meses devem receber a primeira dose, e aos quatro anos, a segunda dose. Em caso de dúvida se a mesma já foi feita, deve-se contatar a UBS de sua referência para confirmação.

A vacina da Febre Amarela deve ter 30 dias de intervalo com as vacinas trivirais (sarampo, caxumba e rubéola). Nestes casos, a equipe técnica avaliará e passará todas as informações necessárias.

Cabe reforçar que os bugios não são animais transmissores da doença. Eles são picados pelo mosquito haemagogus. Caso sejam encontrados animais mortos, deve-se comunicar imediatamente a Vigilância Epidemiológica, através do telefone (54) 3261-1094.

Animais encontrados mortos em Caxias do Sul:

Pelo menos seis bugios também foram encontrados mortos no início do mês, no interior de Caxias do Sul, sendo que dois testaram positivo para o vírus da febre amarela. Os casos foram confirmados pela Vigilância Sanitária do município, que ainda aguarda o resultado dos testes nos demais macacos.

De acordo com a prefeitura, os animais foram encontrados por moradores, em diferentes pontos de Fazenda Souza e Criúva. Outros onze macacos também foram localizados sem vida, mas não foi possível coletar material para exames.