Português Italian English Spanish

Câmara aprova projeto-piloto “Educação Financeira na Escola”

Câmara aprova projeto-piloto “Educação Financeira na Escola”


O acordo de cooperação será firmado entre Cooperativa de Crédito Sicredi Serrana e município

Carlos Barbosa- Na sessão ordinária dessa segunda-feira,28, os vereadores barbosenses aprovaram dois projetos de lei e dois pedidos de informações. Além disso, os edis receberam do Executivo uma mensagem de veto ao Projeto de Lei nº 13/2021, da vereadora Lucilene Marchi, que altera e inclui dispositivos da Lei Municipal n° 2.419/2010, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM.

O Projeto de Lei nº 52/2021 autoriza o município a firmar Acordo de Cooperação com a Cooperativa de Crédito Sicredi Serrana, tendo em vista a realização do projeto-piloto “Educação Financeira na Escola”. O projeto objetiva incluir esse tema na grade curricular das escolas municipais com o programa “Sustentabilidade na ponta do Lápis”, desenvolvida pela Sicredi Serrana.

Além de apresentar conceitos de educação financeira aos alunos do 5º ano da rede de ensino municipal, o projeto deve oferecer também, capacitação aos professores com cursos online e presenciais, assessoria pedagógica e formação continuada.

O Projeto de Lei nº 54/2021 autoriza abertura de Crédito Especial na Lei Orçamentária Anual de 2021 (Lei Municipal n° 3.825/2020) para a Secretaria de Desenvolvimento Turístico com o intuito de viabilizar o pagamento dos profissionais que serão contratados para a realização de duas lives dentro da programação da edição especial do Festiqueijo.

Os vereadores aprovaram ainda, o Pedido de Informações nº 12/2021 acerca dos serviços de saúde disponibilizados pelo Município. Sendo assim, a vereadora Maria Rosalia Freitag Cousseau realiza questionamentos a respeito da confecção e manutenção de próteses dentárias, dos atendimentos odontológicos e de enfermagem realizados nos postos de saúde do interior, dos atendimentos aos pacientes com suspeita em Covid-19 e em relação aos procedimentos para testagem e isolamento de pacientes positivados e seus familiares.

Através do Pedido de Informações nº 13/2021, os vereadores Ariane Baldasso, Cleber Cohsul, Jair Paulo Sauthier e Valmor da Rocha desejam obter esclarecimentos acerca da contratação de saibreiras pela gestão anterior.

Dessa forma realizam questionamentos acerca do uso de saibro, da análise de qualidade do saibro, da forma de pagamento e da logística de transporte. Os pedidos foram aprovados e encaminhados ao Executivo, que deve retornar no prazo de 30 dias.

Por último, os vereadores aprovaram o requerimento verbal realizado pela Mesa Diretora que solicita autorização para o envio de um convite para que o Delegado Marcelo Ferrugem compareça na Câmara de Vereadores, para falar sobre o Projeto Barbosa Mais Segura.