Português Italian English Spanish

Garibaldi presente no Agosto Dourado: mês do Aleitamento Materno

Garibaldi presente no Agosto Dourado: mês do Aleitamento Materno


"É no leite materno que encontramos os nutrientes indispensáveis à vida: calor, amor, carinho e saúde"

Garibaldi- Com essa mensagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi está oferecendo a partir do mês de incentivo ao aleitamento materno (Agosto Dourado), um espaço para as servidoras municipais que estão no período de lactação, ou seja, estão amamentando, realizarem a retirada do leite para armazenamento em local apropriado.

O prefeito Alex Carniel esteve visitando a sala juntamente com a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, chefe de gabinete, Vera Furlanetto, coordenadora do PAM, Michele Romio, presidente do COMDIM, Kátia Colombo, vice-presidente Franciele Sonaglio e assessora da Secretaria de Saúde, Catiane Canal.

“O Município está dando o exemplo. Precisamos incentivar as empresas a concederem um espaço para que mães possam ter o seu momento e assim incentivar a continuidade do aleitamento materno que é tão importante para o desenvolvimento da criança”, explica a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz.

A ação contou com a colaboração e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM e a primeira-dama Renata Possebon.

"Gostaria de parabenizar a iniciativa em disponibilizar esse espaço. Todos sabem a importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento do bebê e apoiar e incentivar esse ato de amor é fundamental para evitar o desmame precoce", destacou a advogada do Município, Letícia Damin, mãe do Miguel, de 11 meses.

A amamentação tem muitos benefícios para a mãe e para o bebê, mas as barreiras quando do seu retorno ao trabalho contribuem para que muitas acabem optando por parar de amamentar, prejudicando ambos.

“Precisamos ter um olhar diferenciado para este momento, e esta é a ideia principal do Grupo de Trabalho - Aleitamento criado pelo COMDIM. A criação desta primeira Sala de Apoio a Amamentação na prefeitura é um exemplo e incentivo que queremos levar para empresas, fazendo com que a mulher tenha um local adequado para poder retirar o leite durante a jornada de trabalho, armazenando corretamente e no final do expediente, possa leva-lo para seu bebê”, explica a presidente do COMDIM, Katia Colombo.