Português Italian English Spanish

Rádio Estação FM estará com programação especial no aniversário de Barbosa

Rádio Estação FM estará com programação especial no aniversário de Barbosa


Neste sábado, 25, o município comemora 62 anos de emancipação política

Carlos Barbosa- Neste sábado, 25, o município de Carlos Barbosa comemora 62 anos de emancipação, histórias e conquistas. Para marcar a data, a Rádio Estação FM,  que há duas décadas ajuda a contar os fatos do município, estará com uma atividade especial na sua grade de programação. A emissora estará ouvindo personalidades, entre 10h e 13h, que contarão fatos e registros da história.

Carlos Barbosa:

Antes de homenagear o ex-governador Carlos Barbosa Gonçalves, o município recebeu outras denominações. Inicialmente a localidade era conhecida como Linha Estrada Geral ou Primeira Secção do Caminho Geral. Lembrando o número do lote onde foi inicialmente desenvolvido o primeiro núcleo social com Igreja, escola e cemitério, a comunidade foi denominada durante um período, por volta de 1883, de Trinta e Cinco.

Posteriormente, em 1909, a localidade passou a chamar-se Santa Luiza, homenagem de um engenheiro que construía a via férrea para a professora belga Luiza Debauprés, então sua noiva.

A homenagem ao ex-governador da província do RS passou a denominar o município no dia 25 de janeiro de 1910*, quando o intendente de Garibaldi, Júlio Azambuja, deu-lhe a denominação oficial e definitiva. Carlos Barbosa Gonçalves governou o RS entre os anos de 1908 e 1913 e teve como uma de suas principais obras a construção da ferrovia Montenegro - Caxias do Sul.

Um município para viver, trabalhar e ser feliz!

Carlos Barbosa é terra de várias etnias, de indígenas a imigrantes europeus, muitos são os povos que compuseram o município que hoje é reconhecido especialmente pelo seu desenvolvimento industrial, o futsal e as belas paisagens.