Português Italian English Spanish

Barbosa realiza oficinas de ginástica para o cérebro na rede municipal de ensino

Barbosa realiza oficinas de ginástica para o cérebro na rede municipal de ensino


Serão beneficiados cerca de dois mil alunos

Carlos Barbosa- Por motivos do sistema deficitário que se apresentou no setor da educação devido a pandemia da Covid-19, que causou enormes prejuízos no aprendizado dos alunos de modo geral, o Executivo barbosense, através da Secretaria de Educação, implantou oficinas de ginástica para o cérebro.

As oficinas têm a duração de uma hora semanal, por turma, e são aplicadas durante o horário escolar. O objetivo é amenizar os impactos da pandemia, buscando desenvolver o foco dos alunos, dinamismo, capacidade de concentração, agilidade de raciocínio, aumento da produtividade e alívio do estresse causando pela doença.

As atividades que iniciaram no dia 15 de setembro, são desenvolvidas pelos professores da Supera, de Bento Gonçalves, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Nos educandários de tempo integral, o período é de duas horas por semana. Os trabalhos também estão sendo realizadas nas escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, bem como em todas as turmas, do Pré-A ao 9º ano, abrangendo crianças de quatro a 16 anos.

A Secretária interina de Educação e vice-prefeita, Beatriz Martin Bianco, em entrevista à Rádio Estação FM e na companhia da Coordenadora Pedagógica, Andréia Maria Dotta, destacou que no total serão beneficiados cerca de dois mil alunos. As oficinas utilizam diversos materiais de ensino como jogos didáticos e pedagógicos, ábacos, dinâmicas de grupo, exercícios aeróbicos, jogos virtuais, dinâmicas e vídeos motivacionais. As atividades oportunizam o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais além de promover conceitos, estratégias e operações mentais, proporcionando o pensamento reflexivo das crianças e adolescentes.

A Secretária Beatriz destaca que as oficinas seguirão até o final do ano, com a possibilidade de se dar sequência em 2022.