Português Italian English Spanish

Administração Municipal de Carlos Barbosa alerta para o uso racional da água

Administração Municipal de Carlos Barbosa alerta para o uso racional da água


Carlos Barbosa decretou situação de emergência

Carlos Barbosa- A Administração Municipal de Carlos Barbosa alerta sobre os cuidados que devemos ter com relação a economia de água neste período de seca.

Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), devido à severa e prolongada estiagem que está atingindo o Rio Grande do Sul, os pontos de captação de água estão muito baixos em diversos municípios gaúchos. A Companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as providências necessárias para garantir o abastecimento e evitar o racionamento.

No Rio Grande do Sul, mais de 200 cidades decretaram situação de emergência desde o ano passado, em razão da estiagem, representando 40% do total das prefeituras do Estado. Com a situação de emergência decretada, estes municípios ganham o direito a benefícios para ações de combate à estiagem.

A grande maioria destes municípios possuem bacias de captação de água, diferentemente de Carlos Barbosa, que possui poços artesianos, porém, da mesma maneira devemos nos atentar a economia de água.

Além disto, com a retomada gradual dos veranistas ao litoral neste período, também é importante alertar para o consumo responsável de água, conservação do meio ambiente e consciência com a saúde, evitando o desperdício de água, recolhendo o lixo produzido na praia e mantendo a higienização constante.

Neste contexto, a cooperação da população é imprescindível. Dentre algumas das recomendações que devem ser tomadas para evitar o desperdício e um possível racionamento de água, estão:

- Não deixar a torneira aberta enquanto não estiver usando;

- Certificar-se de que as torneiras estão bem fechadas;

- Não tomar banhos demorados;

- Evitar lavar carros e calçadas com a mangueira;

- Manter limpos os reservatórios de água domiciliares;

- Reutilizar a água sempre que possível.