Português Italian English Spanish

11ª Casa de Apoio da Aapecan é inaugurada em Bento Gonçalves

11ª Casa de Apoio da Aapecan é inaugurada em Bento Gonçalves


Serão 16 acomodações oferecidas, recebendo tanto usuários como seus acompanhantes

Bento Gonçalves- Na tarde quinta-feira, 12, foi inaugurada a 11ª Casa de Apoio da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) no Rio Grande do Sul, localizada na Rua Avaí, nº 89, Bairro Maria Goretti. A inauguração reuniu usuários da entidade, familiares, direção, voluntários, colaboradores da associação e autoridades. O momento foi de ouvir relatos dos acolhidos e representantes, conhecer os novos espaços, tirar dúvidas e confraternizar com a Associação.

A partir de agora, a Unidade passa a hospedar pessoas diagnosticadas com câncer, que moram em outras cidades e que estão na cidade para o tratamento do câncer. No total, serão 16 acomodações oferecidas, recebendo tanto usuários como seus acompanhantes.

O fundador e diretor-executivo da Aapecan, Paulo Vasques, falou em seu discurso da importância do trabalho da Aapecan no estado do Rio Grande do Sul: “É uma imensa alegria entregarmos para a comunidade essa Casa de Apoio e comemorar 17 anos de atuação da Aapecan no estado.

A Casa de Apoio integra o serviço de acolhimento institucional provisório da Associação, é ofertado aos usuários com a doença oncológica em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, e pessoal, devido à doença.

Desta forma o usuário com diagnóstico de câncer e seu acompanhante permanecem em um local com proteção durante o período do tratamento. O serviço de acolhimento institucional provisório está previsto na Lei 12868/2013 no artigo 18, parágrafo 2º, inciso III.

A inauguração em Bento Gonçalves trata-se da 11ª Casa de Apoio da Aapecan. O tipo de serviço é ofertado também nas cidades de: Porto Alegre (sede), Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.

Aapecan em Bento Gonçalves:

Desde 6 março de 2006, quando a Aapecan abriu suas portas em Bento Gonçalves, a Unidade conta com uma equipe técnica especializada composta por psicóloga e assistente social, e oferece atendimento padrão nas duas áreas, além de grupo de apoio.

Os benefícios são concedidos a cerca de 200 usuários que compõem o cadastro ativo da entidade na região, ou seja, que recorrem mensalmente em busca de algum tipo de apoio, mediante a avaliação da profissional do Serviço Social. No total já foram cadastradas 1.513 famílias.

Na Unidade Bento Gonçalves os usuários e familiares também têm acesso, além de reuniões informativas, a oficinas de artesanato e de pedraria.

A abrangência é extensa: além de Bento, o atendimento da equipe técnica da instituição gira em torno de 40 municípios da região.