Português Italian English Spanish

Alunos da Escola 29 de Abril visitam empresas do ramo dos plásticos, em São Vendelino

Alunos da Escola 29 de Abril visitam empresas do ramo dos plásticos, em São Vendelino


Ação visa aguçar consciência ambiental nas crianças

São Vendelino - Ao longo da semana, os alunos do 4º ano da escola Vinte e Nove de Abril, tiveram a oportunidade de conhecer duas empresas do município voltadas ao setor de plásticos. O objetivo de saber mais sobre a origem do plástico, o consumo consciente e o descarte correto do material para a reciclagem.

Os alunos estiveram  acompanhados da professora Simone Vogel, da vice-diretora da Escola Municipal de Ensino fundamental Vinte e Nove de Abril, Jocelaine Teresinha Mewius e da Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Janete Ines Persch. O grupo foi recepcionado pelos proprietários da Wendelplast e da Inovaplast.

Inicialmente a visita foi à empresa Wendelplast, sendo que o diretor Renê Fritzen recepcionou os alunos com muita alegria. Ele fez uma explanação da empresa e destacou a importância de reciclar o plástico para preservar o meio ambiente, além de diminuir os impactos para as futuras gerações. Depois, alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de reciclagem do plástico, sendo transformado, novamente, em matéria prima para a indústria.

Na sequência foi visitada a empresa Inovaplast que está instalada no novo distrito industrial e fabrica produtos plásticos para construção civil. Sob a direção de Clademir Gálgaro, a empresa foi apresentada aos estudantes. Gálgaro, em sua abordagem, apresentou um leque de produtos para as mais diversas finalidades da Construção Civil. Na gama de produtos da empresa estão baldes plásticos reforçados com capacidade para 12 litros, cones de encosto, conjuntos para nivelamento linear, espaçadores circulares para pisos, blocos de vidro, pisos e azulejos, protetores de vergalhão, protetores para tomadas, roldanas e vassoura para grama.

Ao longo da visita os alunos puderam conhecer a linha de produção e manusear o polietileno que vem das resinas derivadas do petróleo e é matéria-prima para a fabricação dos plásticos. Por fim, os alunos foram agraciados com um lanche especialmente preparado pela empresa.

Segundo a professora Simone Vogel, os alunos estavam encantados com tantas novidades e ao mesmo tempo empolgados com o projeto que está sendo desenvolvido pela turma sobre plásticos.

A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer acompanhou a visitação dos alunos explicando sobre a importância destas empresas para o município de São Vendelino e agradeceu a receptividade e excelente acolhida por parte dos proprietários.

“Com certeza as crianças vão levar para sua vida esta experiência de conhecer as nossas empresas e vivenciar aprendizagens que sejam realmente significativas. E aos dois empresários Renê e Clademir quero estender a minha gratidão em nome da administração municipal por proporcionar esta tarde maravilhosa de muitos aprendizados e interação com os alunos que agora vão usar estes conhecimentos no seu projeto de pesquisa sobre os plásticos”, destacou a prefeita Marlí.

O aguçar da consciência ambiental é, não apenas uma preocupação momentânea dos professores, como uma visão futura. Poder levar aos alunos o conhecimento de uma nova realidade, extraclasse, é possibilitar que eles levem às suas casas este novo saber e assim, ajudem a formar um novo meio de ação ecologicamente correto, pois são as novas gerações que mudam o que é realizado em favor do futuro da sociedade.