Português Italian English Spanish

Último final de semana para aproveitar o Festiqueijo

Último final de semana para aproveitar o Festiqueijo


Festival encerra as atividades no domingo, 31 às 17h

Carlos Barbosa - Quem quiser aproveitar as delícias das 10 queijarias, nove vinícolas e demais espaços com variedades tem mais um final de semana, sexta, sábado e domingo, até 31 de julho. O Festival traz o melhor da gastronomia e dos vinhos, uma Vila das Etnias, a feira Feito em Barbosa e muitos shows, tanto dentro do Salão Paroquial da Igreja Matriz como na área externa.

O cardápio inclui mais de 40 tipos de queijos e suas variações, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, sucos de uva, água, refrigerante, café, sorvetes e um buffet com 11 pratos. Para apreciar tudo com maior conforto, a diretoria criou a Área Vip. Com capacidade para 115 pessoas, possui serviço diferenciado, com espaço para sentar, a presença de chefs, garçons e uma ambientação temática.

Na área externa, com acesso gratuito, pode ser visitada a Vila das Etnias, que homenageia as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As principais são as predominantes alemã e italiana, além da polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade. Pela sua representatividade, elas ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

Quem circula pelo local pode apreciar hábitos e costumes, além de objetos preparados por associações que atuam na preservação de suas tradições. Exposição de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e uma agenda de shows de música e dança em um palco exclusivo para a novidade fazem parte da programação. Ali, também está instalado o varejo de produtos do Festiqueijo, assim como um forno à lenha onde o pão colonial é assado e comercializado aos visitantes. Entre os produtos típicos que cada casa oferece estão, ainda, uma oficina de capeletti, cucas, chopp, pierogi, Les Merveilles (grostoli suíço) e trufas de chocolate.

Outra atração externa e paralela ao Festiqueijo é o ‘Feito em Barbosa’. Instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, a feira tem 28 expositores com 100% produção local. Os produtos são dos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, até 31 de julho.