Português Italian English Spanish

Censo 2022 tem início em Garibaldi

Censo 2022 tem início em Garibaldi


O município conta com 10 recenseadores

Garibaldi- São 180 mil recenseadores aprovados no último concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que estarão visitando entre os dias 1º de agosto a 31 de Outubro de 2022, cerca de 70 milhões de famílias brasileiras de 5.570 municípios brasileiros, podendo ser prorrogado em função do tempo e pessoal. Pesquisa estava marcada para 2020, mas por causa da pandemia de Covid-19, foi adiada para 2021 e, por falta de verba, foi novamente prorrogado.

 Em Garibaldi, 10 recenseadores começaram a pesquisa porta a porta, mas o número deve chegar a 33 até o final das coletas, no início de novembro, quando terminam as visitas domiciliares. Além da equipe de recenseadores o posto de Garibaldi conta com três supervisores externos e uma coordenadora do posto.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

A função do Censo é conhecer a população brasileira, uma espécie de radiografia do país, em que as principais características da população são abordadas como escolaridade, renda, religiosidade entre outros aspectos.

De volta às ruas após 12 anos, os recenseadores atuam entrevistando moradores com dois tipos de questionários: o básico, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido, e o ampliado, que leva 16 minutos.

Todas as respostas são lançadas em uma plataforma digital, pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um smartphone usado pela equipe do IBGE. Esta edição foi ampliada para abranger questões sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Este ano por força de lei o Censo incluiu perguntas sobre autismo, se alguém na casa foi diagnosticado e mortalidade, se faleceu alguém no domicílio.

O Posto de Coleta do município fica localizado no terceiro andar do Fórum de Garibaldi e funciona das 13h até as 17h para atendimento ao público, explica a coordenadora do Posto de Garibaldi Súelem Gomes Mendes.

É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181 ou no do posto de coleta municipal 51.9.9004.6398.