Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Publieditorial
    • Saúde
    • Segurança
    • Sem categoria
    • Trânsito
  • Programação/Equipe
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • História da Rádio
  • Política de privacidade
  • Baixe o App
Estação FM
Estação FM Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito
  • Anuncie
  • Programação/Equipe
  • Sobre
  • Fale conosco
  • Baixe o App
OUÇA AO VIVO
  • Bento Gonçalves
  • Saúde

Tacchini é o segundo hospital do Brasil a utilizar nova tecnologia para leitura de dispositivos cardíacos

  • Estacao FM
  • 17/04/2025
Mariana Benincá Miotto

Bento Gonçalves – O Hospital Tacchini Bento Gonçalves é o segundo hospital do Brasil a utilizar o Carelink Express Mobile (CLEM), solução inovadora destinada a pessoas que possuem dispositivos cardíacos implantáveis. A tecnologia possibilita a leitura e análise do aparelho de forma rápida e remota, permitindo que o paciente seja avaliado e liberado em minutos, sem a necessidade de aguardar longos períodos no ambiente hospitalar.

O projeto piloto da nova tecnologia foi iniciado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, em 2024. Com o sucesso da iniciativa, o projeto iniciou sua expansão pelo Hospital Tacchini Bento Gonçalves. 

Menos espera, mais segurança

Quando um paciente com dispositivo cardíaco percebe qualquer alteração ou desconforto, o procedimento padrão é procurar o pronto atendimento. Antes da implantação da nova tecnologia, a equipe do hospital precisava acionar um representante da empresa fornecedora do dispositivos cardíacos – que atende toda a região a partir de Porto Alegre – para fazer a leitura e análise dos dados do equipamento. A depender da agenda da empresa, essa espera podia ultrapassar 24 horas, mantendo o paciente hospitalizado por muito mais tempo do que o necessário.

Com o CLEM, o cenário muda completamente. Com a ajuda do cardiologista da própria instituição, o aparelho realiza a telemetria do dispositivo cardíaco e transmite os dados via bluetooth para um tablet. A avaliação é feita de forma independente, pelo próprio profissional do Tacchini. Além disso, as informações são encaminhadas por wi-fi para a equipe da empresa que fornece os dispositivos cardíacos, o que permite a revisão dos dados remotamente em caso de necessidade. O laudo é emitido em tempo real e, se não houver necessidade de intervenção, o paciente é liberado em poucos minutos.

“Dessa forma, conseguiremos ser mais assertivos no cuidado dos pacientes com algum tipo de dispositivo cardíaco. O Tacchini é uma instituição reconhecida pelas inovações e pelo cuidado centrado no paciente. Essa é uma novidade que se encaixa perfeitamente em todas as características”, descreve Mariana Benincá Miotto, coordenadora de enfermagem do serviço de atendimento diagnóstico e terapêutico do Tacchini. 

Vantagens para pacientes e para o hospital

A nova solução traz benefícios diretos para os pacientes, que deixam de enfrentar longos períodos de incerteza e internação desnecessária. Além do conforto e da segurança, o modelo também otimiza a gestão hospitalar, ao reduzir a ocupação de leitos e agilizar os fluxos de atendimento.

“O uso do CLEM representa um avanço importante para a nossa estrutura. Estamos ganhando agilidade, eficiência e principalmente oferecendo mais tranquilidade para os nossos pacientes, que agora podem ter uma resposta quase imediata diante de qualquer intercorrência com seus dispositivos cardíacos”, destaca o Dr. Giovanni Zattera Sganzerla, cardiologista do Hospital Tacchini.

Estacao FM

Mais notícias
ler agora

Idoso esfaqueado pelo filho morre no hospital em Bento Gonçalves

ler agora

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-470, em Bento Gonçalves

ler agora

Vigilância Ambiental reforça combate a insetos e roedores em Carlos Barbosa

ler agora

Projeto da UCS Bento integra programa nacional para fortalecer o SUS diante das mudanças climáticas

ler agora

Homem é preso por tentar matar o pai idoso com golpes de faca, em Bento

ler agora

Em Bento, Polícia Civil prende de forma preventiva suspeito de roubo à casa de câmbio

ler agora

PRF prende motorista que apresentou CNH digital falsa na BR-470

ler agora

Pai e Filho são presos em flagrante pela Polícia Civil de Bento por ”tele-entrega” de drogas

ler agora

Unimed realiza inédita cirurgia robótica de quadril na Serra Gaúcha

Leia também
  • Polícia Civil prende homem com mandado de prisão definitiva em Barbosa
  • Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura de Carlos Barbosa é neste Domingo
  • Servidores de Carlos Barbosa recebem capacitação para podas de árvores
  • Mantido alerta para período de chuvas no Rio Grande do Sul até quarta, 22
  • Árvore caída obstrui parcialmente a BR-470 em Bento Gonçalves
Estação FM
  • Ouça no app
  • Anuncie na Estação
  • Política de privacidade
© copyright - Rádio Estação FM – Rua Humberto Accorsi, 230 B. Aurora, Carlos Barbosa (RS) | tel.: (54) 3461 9707

            

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Envie sua mensagem!

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a Política de Privacidade para mais informações.Aceitar