A vice-prefeita de Carlos Barbosa Beatriz Martin Bianco, Bea, ao lado de membros do Legislativo, Secretários e entidades do setor da agricultura e pecuária participaram da fundação da associação de queijarias do projeto Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha. A assinatura da ata foi realizada nesta quarta-feira (2 de setembro) na Casa do Cooperativismo da Expointer, em Esteio.
O trabalho em torno da valorização do queijo colonial da Serra Gaúcha é conduzido por diversas entidades, como Sebrae, Emater e órgãos públicos, e conta com o engajamento de quatro empresas produtoras barbosenses: Cooperativa Santa Clara, Granja Cichelero, Laticínios Beija-Flor e Ferrari Alimentos.
A proposta é pleitear o reconhecimento do queijo colonial da Serra Gaúcha junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para tanto, estão sendo encaminhados diversos trabalhos de levantamento e registro de dados técnicos, históricos e culturais que caracterizam o produto elaborado há mais de cem anos da região. A indicação geográfica deve reunir elementos como o território, o modo de fazer, a transmissão de conhecimentos de geração a geração e a cultura presente entre as famílias produtoras.