Carlos Barbosa – A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), em colaboração com o Conselho de Cultura de Carlos Barbosa (Concult), promoverá no dia 26 de outubro, a partir das 18h30, a Conferência Municipal de Cultura 2023. O evento será realizado na sala do Palco da Estação, centro da cidade.
Alinhada às orientações do Ministério da Cultura, a conferência pretende promover o debate sobre o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. Ao término do encontro, serão eleitos delegados que representarão o município na 6ª Conferência Estadual de Cultura, que está prevista para acontecer no futuro.
O evento seguirá etapas bem definidas, incluindo abertura e aprovação do Regimento Interno, palestras e painéis sobre o tema e os eixos, além de grupos de trabalho por eixo e uma plenária final para deliberações.
Os participantes terão a oportunidade de aprofundar as discussões sobre os eixos por meio de palestras e painéis. Cada eixo será discutido em grupos de trabalho, nos quais serão elaboradas propostas de deliberação, considerando o município, o estado e a União.
Os seis eixos principais, serão:
• Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
• Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
• Identidade, Patrimônio e Memória;
• Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
• Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
• Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
A Plenária Final será o momento de discussão e deliberação das propostas, moções e eleição da delegação que participará da Conferência Estadual. A representatividade dos delegados(as) eleitos(as) será paritária, garantindo 50% de representantes da sociedade civil e 50% de representantes do governo local.
Os resultados da Conferência Municipal de Cultura serão encaminhados para a Comissão Organizadora Estadual, contribuindo para a elaboração de políticas culturais mais inclusivas e democráticas.
As conferências municipais, estaduais e nacionais de cultura são importantes espaços de participação e diálogo entre os diversos profissionais envolvidos na construção e implementação de políticas culturais, visando discutir estratégias e diretrizes para o setor cultural, promovendo a democratização e a valorização da cultura em suas mais diversas formas.