Nesta etapa, serão chamados mil números cadastrados para agendamento, o que pode contemplar até 5 mil pessoas
O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre comunicou nesta semana a primeira convocação para agendamento e entrega da documentação de Cidadania iure sanguinis (do latim “direito de sangue”, é a cidadania italiana transmitida por descendência, mesmo que não tenha nascido na Itália). É a primeira de 2025. Nesta etapa, serão chamados usuários entre os números 16.001 e 17.000 da lista de espera, que serão agendados pelo setor de cidadania.
Conforme a entidade, o prazo se estende até o dia 31 de março. A solicitação pode ser feita pelo e-mail [email protected], informando o número de agendamento e a lista dos familiares incluídos no processo. Para facilitar e atender às necessidades dos usuários, somente um familiar responsável, que faça parte dos requerentes, deverá se apresentar, na data prevista, munido de procuração simples e cópia do documento de identificação dos demais familiares.
O cônsul-geral Valério Caruso ressalta a quantidade de pessoas que serão contempladas com a convocação, e a representatividade do momento. “Foram chamados mil cadastros, mas como cada número corresponde a um núcleo familiar, temos uma média de 5 mil pessoas envolvidas no processo e com direito a receber a Cidadania iure sanguinis. A intenção é realizar mais convocações logo em seguida, e chamar em um curto período de tempo até o número 20.000 da fila”, projeta Caruso.
O esforço do Consulado tem agilizado os trâmites de entrega das documentações. No ano passado, Porto Alegre foi o segundo consulado do mundo em números de reconhecimento da cidadania italiana, ficando atrás apenas de Buenos Aires, na Argentina, que conta com contingente bem mais elevado de funcionários, em comparação à estrutura gaúcha. A entidade confirma que todos os processos depositados até dezembro de 2023 já estão em andamento. Ao todo, estima-se que mais de 120 mil pessoas estão na fila do reconhecimento.