A Diocese de Caxias do Sul abriu oficialmente, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 14, a Campanha da Fraternidade (CF) 2024, a edição de número 60. O ato aconteceu durante coletiva de imprensa no Espaço Mater Dei, anexo à Catedral Diocesana, com a presença do bispo diocesano, Dom José Gislon.
No início do encontro, Dom José deu abertura oficial à Campanha de 2024. “A Quaresma e a Campanha da Fraternidade são um tempo propício para refletirmos sobre a beleza e fragilidade da vida, sobre o amor, o perdão e a graça da misericórdia de um Deus que é Pai e que nos ama. E porque nos sentimos amados e perdoados por Deus somos impelidos a fazer o bem, pois conseguimos ver, com os olhos do coração, os nossos irmãos e irmãs que precisam da nossa proximidade e nossa solidariedade. A Campanha quer nos ajudar a tomar consciência de uma ação importante para a sociedade brasileira: construirmos uma sociedade pacificada, harmoniosa”, salientou.
Neste ano, com o mote “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) a CF olha para a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, lançada em 03 de outubro de 2020. O Pontífice reflete sobre os tempos atuais e desafia os cristãos e as pessoas de boa vontade a “ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social, tão necessária para a boa convivência. O diálogo é o caminho”.
Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade tem seu ponto alto na Quaresma, período de 40 dias que prepara os cristãos para a Páscoa. Conforme o texto-base da CF, “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma. Ela não esgota a Quaresma. Dá-lhe, porém, o tom, mostrando, a partir de uma situação bem específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitário e social”.