Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Publieditorial
    • Saúde
    • Segurança
    • Sem categoria
    • Trânsito
  • Estação TV
  • Programação/Equipe
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • História da Rádio
  • Política de privacidade
  • Baixe o App
Estação FM
Estação FM Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito
  • Estação TV
  • Anuncie
  • Programação/Equipe
  • Sobre
  • Fale conosco
  • Baixe o App
OUÇA AO VIVO
  • Caxias do Sul
  • Geral

Dom José Gislon e Dom Alessandro Ruffinoni participam do Jubileu dos Bispos e de encontro com o Papa Leão

  • Estacao FM
  • 28/06/2025

Ao longo da semana, Dom José e Dom Alessandro participaram de algumas atividades que tiveram a presença e as palavras do Papa Leão XIV, como a passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, num gesto que acontece a cada 25 anos

Nesta última semana do mês de junho, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e o bispo emérito que hoje atua no Santuário de Caravaggio, Dom Alessandro Ruffinoni, participaram, em Roma, do Jubileu dos Bispos. A atividade aconteceu na programação do Ano Santo, que celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus, a partir do tema “Peregrinos da Esperança”. Eles também tiveram a oportunidade de escutar o Papa Leão XIV sendo a primeira vez que os bispos viajaram ao Vaticano após a eleição do Pontífice.

Na manhã da quarta-feira, 25 de junho, junto com mais de 400 bispos de várias partes do mundo sendo aproximadamente 30 de dioceses do Brasil, Dom José e Dom Alessandro realizaram a passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro. Este gesto acontece a cada 25 anos, quando se celebram os Jubileus. Eles concelebraram a Missa presidida pelo cardeal emérito Marc Ouellet, que já atuou no Dicastério para os Bispos. Na sequência, tiveram um momento de catequese com o Papa Leão XIV.

O Pontífice que começou agradecendo o empenho de todos em vir “como peregrinos a Roma” para se deixar “renovar profundamente” por Cristo e o “seu mistério de amor”. Em seguida, Leão XIV se deteve a descrever traços que devem ser seguidos pelos bispos, Pastores que são exemplo pela palavra e pelo testemunho, que às vezes devem “ir contracorrente” para “proclamar que a esperança não engana”.

Durante sua catequese, o Papa apontou que o bispo é o princípio visível de unidade na Igreja particular que lhe foi confiada. “Assim, a fé e a esperança do bispo se fundem nele “como homem de caridade pastoral”. Uma vida e um ministério, “tão diversificado e multiforme”, que encontra a sua unidade “na pregação, na visita às comunidades, na escuta dos presbíteros e dos diáconos, nas escolhas administrativas”, assim como dando “exemplo de amor fraterno” aos bispos próximos, aos colaboradores e sacerdotes em dificuldade ou doentes: “o seu coração é aberto e acolhedor, assim como a sua casa”.

Logo depois de invocar sobre todos a bênção, Leão XIV cumprimentou os membros do colégio cardinalício que acompanharam a atividade e fez a foto coletiva com todos os participantes. Em sua saída, saudou a todos e Dom José Gislon e Dom Alessandro aparecem nas fotos e filmagens do Vaticano, porque estavam nas primeiras cadeiras de uma fileira do corredor central.

Na tarde do dia 26 de junho, quinta-feira, o Papa Leão teve uma audiência voltada aos bispos Redentoristas e Scalabrinianos. Dom Alessandro, que é carlista scalabriniano esteve no encontro e teve a oportunidade de cumprimentar o Pontífice. Leão XIV, em sua fala, recordou São João Batista Scalabrini, bispo italiano que pisou as terras da Diocese de Caxias do Sul e fundou a congregação da qual Dom Alessandro faz parte, para o cuidado com os migrantes. “São João Batista Scalabrini soube sentir e fazer suas as esperanças e os sofrimentos de muitas pessoas que partiam, deixando tudo para trás, em busca de um futuro melhor para si e para suas famílias em países distantes”, sublinhou o Papa.

Já na manhã da sexta-feira, 27 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Dom José Gislon participou da Missa na Basílica de São Pedro. Na oportunidade, o Papa Leão XIV ordenou 32 novos padres, na data que é chamada “Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero”.

Postado por DS.

Estacao FM

Mais notícias
ler agora

ACBF viaja a Erechim em busca de vaga nas semifinais da LNF

ler agora

Campeonato Municipal de Futebol tem jogos decisivos neste sábado

ler agora

Carlos Barbosa aparece em 10º lugar no RS em levantamento do Idese; Veja os demais municípios da região

ler agora

Rádio Estação FM celebra aniversário de 25 anos com convidados especiais

ler agora

Corsan orienta moradores de três bairros de Carlos Barbosa sobre ligações à rede de esgoto

ler agora

São Vendelino avança no cuidado e bem-estar animal

ler agora

Feira do Livro e Feira da Cultura terminam nesta sexta-feira, 23, em Barão

ler agora

Secretaria de Educação promove escolha da Administração Estudantil 2026, em Garibaldi

ler agora

Prima Pet Day e Estação Zapping são cancelados pela segunda vez e não vão mais acontecer

Leia também
  • Família Schurmann e Tramontina reforçam compromisso com a sustentabilidade em encontro na Serra Gaúcha
  • ACBF viaja a Erechim em busca de vaga nas semifinais da LNF
  • Campeonato Municipal de Futebol tem jogos decisivos neste sábado
  • Carlos Barbosa aparece em 10º lugar no RS em levantamento do Idese; Veja os demais municípios da região
  • Rádio Estação FM celebra aniversário de 25 anos com convidados especiais
Estação FM
  • Ouça no app
  • Anuncie na Estação
  • Política de privacidade
© copyright - Rádio Estação FM – Rua Humberto Accorsi, 230 B. Aurora, Carlos Barbosa (RS) | tel.: (54) 3461 9707

            

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Envie sua mensagem!

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a Política de Privacidade para mais informações.Aceitar