São Marcos – Na noite da segunda-feira, 09, aproximadamente às 21h, na localidade de Pedras Brancas, zona rural do município, as equipes do 4°BPChq entraram em confronto com membros de organização criminosa. O fato deixou quatro mortos.
Os policiais se deslocaram para realizar uma averiguação referente a informações repassadas pela inteligência, onde uma quadrilha especializada em furto e roubo de veículos, bem como extorsão dos proprietários, estava na localidade tripulando um veículo Nissan/Versa.
Nas proximidades da localidade, os policiais se depararam com os indivíduos. Na tentativa de abordagem junto à BR 116, os indivíduos desobedeceram e resistiram à ação policial, ocasião em que efetuaram diversos disparos na direção dos agentes, acertando as viaturas policiais em diversos locais.
Diante disso, houve a reação pelas equipes do 4°BPChq, resultando quatro indivíduos em óbito e as armas de fogo apreendidas. Os policiais não restaram feridos.
Materiais apreendidos
- Uma pistola, cal. .45; marca F.M.A.P., modelo D.G.F.M. e dois revólveres, cal. .38. Todas as armas estavam raspadas. Foram apreendidos diversos estojos percutidos com as armas de fogo.
- Duas motosserras que estavam acondicionadas no porta-malas do veículo, bem como uma quantia em dinheiro e celulares com os indivíduos.
Todos os indivíduos eram maiores de idade e apresentavam antecedentes, tendo em vista o envolvimento em ações criminosas, conforme:
- 27 anos, natural de Caxias do Sul, antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial;
- 21 anos, natural de Caxias do Sul, antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, crimes contra a flora, furto qualificado, furto arrombamento em residência;
- 48 anos de idade, natural de São Francisco de Paula, antecedentes criminais por estelionato 8x, receptação 4x, furto/arrombamento a estabelecimento comercial, furto/arrombamento em residência 3x, furto abigeato 3x, roubo, apreensão de objeto;
- 48 anos de idade, natural de Bom Jesus, antecedentes por estelionato, apropriação indébita 2x, outras fraudes, outros crimes, furto abigeato 2x, receptação, foragido.
Conforme o 4ºBPChq, a organização criminosa, é formada por indivíduos possuidores de diversos antecedentes policiais era oriunda de Caxias do Sul, sendo responsável por vários casos de furtos e roubos de veículos na serra e era especialista em extorsão posterior das vítimas, solicitando valores pecuniários para devolução dos bens.