Carlos Barbosa – A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cardeal Arcoverde, participaram de um intercâmbio cultural entre Brasil e Itália com os alunos da escola recebendo e escrevendo cartas. Esta ideia iniciou com o Projeto Talian e evoluiu sob a orientação da diretora da escola, Isabel Cristina Ongaratto, que buscou colaboração de especialistas em cultura e história para enriquecer esta iniciativa.
Para se inteirar ainda mais, a diretora Isabel, viajou até a região de Vêneto, na Itália, onde teve conversas com professores e pais de alunos de uma escola italiana participante do projeto. Esta escola havia sido premiada em um concurso com o Projeto La Cucagna: Il Sogno Del Migrante, que também explorava a imigração italiana para a Serra Gaúcha, no Brasil.
Uma das partes do Projeto La Cucagna: Il Sogno Del Migrante envolveu o uso de uma mala de papelão chamada valigia de cartone, que continha objetos, cartas, fotos e canções para ilustrar a vida e os costumes dos imigrantes italianos. Os alunos italianos foram incentivados a escrever cartas, simulando serem os italianos que migraram para o Brasil, compartilhando suas experiências com os familiares que permaneceram na Itália.
Enviada ao Brasil, esta mala permitiu aos alunos da EMEF Cardeal Arcoverde conduzirem pesquisas aprofundadas sobre seus próprios sobrenomes e, em seguida, redigirem cartas em Talian, compartilhando com seus parentes na Itália as histórias e experiências de suas famílias desde que seus antepassados desembarcaram na Serra Gaúcha, há 150 anos.
Estas cartas foram meticulosamente confeccionadas e narraram as histórias das seguintes famílias: Agostini, Baldasso, Bertin, Betti, Bonatto, Brum, Canal, Capellari, Chiamenti, Chies, Comachio, Costantin, Dalmás, Mosena, Ferranti, Formentini, Gobatto, Malabarba, Mezzomo, Mocellin, Ongaratto, Pavan, Paloschi, Pedruzzi, Perazzoli, Pozzebon, Salvi, Schenato, Schizzi, Scottá, Seben, Tenedini, Vicentini, Zarpelon, Zilio e Zuanazzi.
É chegado o momento do retorno
A mala retornará esta semana para a região de Vêneto, juntamente com as cartas, e retalhos de tecidos significativos das famílias. Na Itália, a artista Chiara Franceschini usará esses retalhos para criar uma instalação artística que representa a bandeira da imigração Itália-Brasil.