Porto Alegre – Em noite de gala a empresa Mangueplast recebeu Prêmio Exportação RS Em sua 52ª edição, a tradicional distinção, reconheceu as organizações que se destacaram no setor, contribuindo para o crescimento da economia gaúcha.
Situada na cidade de Barão, a Mangueplast é referência na produção de Mangueiras para os seguimentos automotivo, industrial, agro e linha de jardinagem. Em 18 anos de atuação é o primeiro prêmio internacional que a empresa recebe. Sua matriz conta com uma área construída superior a 12 mil m, mais de 2 mil variedades de mangueiras e 80 funcionários.
A premiação relativa a exportação mostra um crescimento anual da empresa que tem como principais países consumidores o Uruguai, Paraguai e Bolívia, chegando a 20% do faturamento total da empresa.
A Gerente Administrativa Eliza Andreia Westhauser destaca que a premiação é um reconhecimento pelo trabalho e esforço de todos, mesmo sendo uma empresa jovem no mercado e atuando só 3 anos no mercado exterior .
Com mais de 3,2mil empresas exportadoras em 2023, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição como maior polo de exportação no Brasil, atrás somente de São Paulo. Além disso, no último ano, mais de R$ 20 bi foram injetados na economia do Estado.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Transforma RS e UFRGS.