A Sicredi Serrana participou de uma missão institucional ao Espírito Santo para conhecer de perto a atuação do ES em Ação, movimento reconhecido nacionalmente por reunir iniciativa privada, poder público e sociedade civil em torno de estratégias voltadas ao desenvolvimento do estado. A cooperativa integrou a comitiva organizada pelo Instituto Hélice, hub de inovação da Serra Gaúcha, do qual é uma das mantenedoras.
Ao longo da agenda, os participantes conheceram o modelo de governança e as iniciativas estratégicas desenvolvidas pelo ES em Ação desde sua criação, em 2003. A programação também incluiu um encontro com dirigentes da entidade e um painel com empresários e mantenedores sobre mobilização de lideranças e construção de agendas comuns para o desenvolvimento regional, além de uma audiência com o governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, para discutir a relação entre o setor produtivo e o poder público.
A missão proporcionou um espaço para troca de experiências sobre planejamento de longo prazo, inovação e cooperação entre diferentes setores, temas que contribuem para fortalecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento das comunidades onde a Sicredi Serrana está presente.
O Diretor de Negócios da Sicredi Serrana, Odair Dalagasperina, representou a cooperativa na ação. Segundo ele, experiências como essa ampliam a capacidade de construir soluções coletivas e fortalecer o desenvolvimento regional. “Foi uma satisfação vivenciar a receptividade e a excelência na organização da agenda. Construir sociedades mais prósperas exige uma visão de longo prazo compartilhada entre lideranças empresariais, setor público e sociedade civil. É dessa convergência de propósitos que nascem transformações capazes de gerar impacto duradouro. Assim, acreditamos que a cooperação fortalece conexões, inspira iniciativas e nos permite construir, juntos, comunidades cada vez mais prósperas”, observa.
Créditos da foto: Sicredi Serrana l Divulgação