Carlos Barbosa – A primeira sessão ordinária do ano teve a apreciação de dois projetos de lei, uma moção e um pedido de informações por parte dos vereadores. Todos foram aprovados pelos presentes no plenário Evaldo Loose.
No que tange aos projetos, um deles o 02/2024, autoriza o Executivo a receber em doação projetos executivos e complementares para readequação da Av. Ivo Tramontina, pois necessita modificações para melhorias no trânsito de veículos. O Projeto de Lei nº 13/2024, foi incluído na Ordem do Dia a requerimento da Presidente Regiane Cavalli Casagrande, autoriza o Executivo a contratar temporariamente e sob regime emergencial, por prazo determinado, um Monitor de Creche com carga horária de 40 horas semanais. Esse profissional deve atuar na EMEI Toquinho de Gente em função de exoneração de servidora.
Em seguida, os vereadores aprovaram a Moção nº 01/2024, do vereador Maximino F. Malabarba, de louvou e em reconhecimento ao Lions Clube Carlos Barbosa, pelas relevantes atividades e campanhas realizadas no município durante seus 58 anos de existência. Essa moção será entregue em Plenário em data a ser agendada.
Depois, os edis aprovaram o Pedido de Informações nº 01/2024, do vereador Enio Grolli, que questiona se a rotatória, localizada entre a Rua Ernesto Tomazel e a Av. Padre Pedro Piccoli, – na comunidade de Arcoverde, é de domínio público.
O proponente explica que o esclarecimento se faz necessário para fins de denominação da referida rotatória, já que o questionamento realizado por meio de ofício não foi respondido anteriormente.
Título Mulher Destaque
Durante a sessão a Mesa Diretora apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2024, que pretende conceder o Título “Mulher Destaque” a Verônica Bandeira Simões, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no município.
Verônica Bandeira Simões é natural de Pelotas e desde 1990 reside em Carlos Barbosa, quando assumiu o cargo de Extensionista Rural de Bem Estar Social no escritório municipal da EMATER-RS ASCAR, tendo trabalhado, principalmente com o público feminino, buscando organizar e realizar atividades para o desenvolvimento econômico, social e cultural, bem como para a geração de renda e o empoderamento de gênero.
A homenageada também participou do COMDIM, como representante da ASCAR e foi docente na Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, no tuno da noite, desde maio de 1991 até 30 de junho de 2016, ministrando aulas junto ao ensino médio.
Projeto de Lei de iniciativa do Legislativo
Os vereadores barbosenses apresentaram o Projeto de Lei nº 1/2024 alterando dispositivos da Lei n.º 4.147/2023, que restringe a altura de edificações em partes dos bairros Bela Vista e Aurora.
Dessa forma, pretende manter a restrição na rua Princesa Isabel, no trecho entre as ruas Humberto Accorsi e Simões Lopes Neto, apenas no lado que pertence ao Bairro Bela Vista e na rua Ildo Meneghetti, do início localizado no lado Norte até a rua Princesa Isabel, a restrição deve ser em ambos os lados. O projeto permanecerá em análise até que se entenda pela sua apreciação.