O Rio Grande do Sul agora tem dois novos símbolos oficiais: o vinho e o espumante. A lei que reconhece a importância histórica, cultural e econômica dessas bebidas para o Estado foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em cerimônia realizada, nesta segunda-feira (28/4), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O ato contou com a presença de autoridades, representantes do setor vitivinícola e lideranças regionais, celebrando o reconhecimento de produtos que ajudam a contar a história e a identidade dos gaúchos.
A iniciativa reforça o protagonismo do Estado como maior produtor nacional de vinhos e espumantes. Atualmente, o Rio Grande do Sul concentra 90% da produção nacional e também se destaca no mercado internacional pela qualidade de seus produtos, com ênfase em regiões como a Serra e a Campanha Gaúcha. A nova legislação deve impulsionar ainda mais o setor, estimulando o enoturismo e atraindo visitantes para as áreas produtoras. “Sem produtor, não há produto. Ao tornar o vinho e o espumante símbolos oficiais, estamos reconhecendo a força de uma cadeia produtiva que nos orgulha e que é parte da identidade do nosso povo”, afirmou Eduardo Leite durante a cerimônia.
Segundo o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Estado possui a maior área de cultivo de uva do país, com quase 42 mil hectares. Em 2024, a produção vinícola no RS alcançou 351.259.524 litros, dos quais 125.191.379 litros correspondem a vinhos e espumantes.
O projeto que originou a nova lei foi proposto, em 2023, pelo deputado estadual Guilherme Pasin. Em sua fala, Pasin comemorou a conquista: “Estamos eternizando a relação do povo gaúcho com a cultura da uva e do vinho, que é parte da nossa história e do nosso futuro”.
