Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Publieditorial
    • Saúde
    • Segurança
    • Sem categoria
    • Trânsito
  • Estação TV
  • Programação/Equipe
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • História da Rádio
  • Política de privacidade
  • Baixe o App
Estação FM
Estação FM Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito
  • Estação TV
  • Anuncie
  • Programação/Equipe
  • Sobre
  • Fale conosco
  • Baixe o App
OUÇA AO VIVO
  • Saúde

Dados sobre saúde de trabalhadores migrantes que vivem no RS

  • Estacao FM
  • 03/10/2024
Divulgação

A Secretaria da Saúde (SES), publicou nesta semana o Boletim de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Migrante, de forma on-line, com o objetivo de informar sobre as questões essenciais relacionadas à saúde dessa população e construir seu perfil produtivo e epidemiológico. Destinado a todos os profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e à sociedade em geral, o boletim apresenta dados sobre as relações de trabalho, os processos de saúde-doença e as formas de cuidado, além de destacar o fluxo da Rede de Apoio aos Trabalhadores e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).  

De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente residem no Rio Grande do Sul 127.301 migrantes, refugiados e apátridas. O número equivale a 7,4% do total de migrantes internacionais no Brasil e representa 1,2% em relação à população geral do Estado. A maioria é de origem dos seguintes países: Uruguai, Venezuela, Haiti, Argentina, Senegal, Colômbia, Cuba, Portugal, Chile, Alemanha, Itália e Paraguai.  

O documento traz o perfil dos trabalhadores migrantes com vínculo empregatício formal – são 22.885 pessoas, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS, 2023). Neste patamar, acidentes de trabalho aparecem como o agravo com maior número de registros. Conforme a série histórica, em 2021 foram 330; em 2022 foram 274; e em 2023, 253 casos, demonstrando uma redução.

Esses acidentes aconteceram, na maioria, com a população negra masculina trabalhando na função de alimentador de linha de produção. Em segundo lugar, na função de soldador, e em terceiro, como faxineiro. Outros agravos que apresentam registros são por Lesões por Esforço Repetitivo (LER), intoxicações exógenas por agentes biológicos, violências relacionadas ao trabalho e transtornos mentais relacionados ao trabalho.

O boletim foi elaborado pela área técnica da SES, por meio da Divisão de Equidades do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) e da Saúde do Trabalhador, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O documento pode contribuir para a formulação e organização de linhas de cuidado mais adequadas, servindo como uma ferramenta para subsidiar a adoção de estratégias e processos de trabalho de profissionais da saúde, gestores públicos e todos os que atuam na defesa dos direitos dessa população.  

“Espera-se, ainda, ampliar a conscientização sobre os desafios enfrentados por esses trabalhadores, promover a troca de conhecimentos entre os profissionais da área e fomentar o debate sobre a importância de se garantir ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos”, destacou o especialista em Saúde, Claúdio Renato Souza, da Política de Saúde da População Migrante, Refugiada, Apátrida e Vítimas do Tráfico de Pessoas da SES.

Boletim Informativo de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Migrante 

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Estacao FM

Mais notícias
ler agora

Ação de saúde realiza 40 atendimentos durante a Tertúlia Cidadã, em Garibaldi

ler agora

ESF Arcoverde promove roda de conversa no Setembro Amarelo

ler agora

“Garibaldi Rosa” incentiva comunidade a participar das ações do Outubro Rosa

ler agora

Secretaria da Saúde promove palestra sobre prevenção do suicídio, em Garibaldi

ler agora

Programa Educação em Saúde inicia com palestra na Linha 19, na quarta, 09

ler agora

Tacchini renova serviço de Relacionamento Particular

ler agora

Dia D de Multivacinação atende 228 pessoas e aplica 269 vacinas em Garibaldi

ler agora

Tacchini promove curso de atualização em assistência ventilatória em neonatologia

ler agora

Campanha Nacional de Multivacinação segue até 1º de setembro em Carlos Barbosa

Leia também
  • Polícia Civil prende preventivamente proprietário de escola de voleibol investigado por crimes contra adolescentes em Veranópolis
  • Brigada Militar apreende menor por tráfico de drogas em Bento Gonçalves
  • Carlos Barbosa participa de projeto para construção de estratégias de adaptação climática
  • Adolfo Lona é o Embaixador do Turismo de Garibaldi em 2026
  • Centro de Convivência da Pessoa Idosa promove Feira do Livro da Maturidade
Estação FM
  • Ouça no app
  • Anuncie na Estação
  • Política de privacidade
© copyright - Rádio Estação FM – Rua Humberto Accorsi, 230 B. Aurora, Carlos Barbosa (RS) | tel.: (54) 3461 9707

            

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Envie sua mensagem!

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a Política de Privacidade para mais informações.Aceitar