Carlos Barbosa – Após confirmar na quinta-feira, 15, o primeiro caso confirmado de dengue na cidade em 2026, a Prefeitura de Carlos Barbosa reforçou a campanha de alerta para a população. A contaminação ocorreu em um morador do bairro Triângulo, o qual contraiu no próprio município.
Com isso, a secretaria alerta a população para redobrar os cuidados básicos a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de locais com água parada, que servem de criadouro para o mosquito.
O que fazer para evitar a proliferação?
- Manter garrafas, baldes e recipientes sempre virados para baixo;
- Descartar materiais velhos que possam acumular água;
- Evitar pneus expostos à chuva ou mantê-los cobertos;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Manter calhas limpas e caixas d’água bem vedadas;
- Não deixar água acumulada em lonas, telhados e quintais.
O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Com atitudes simples, é possível reduzir a proliferação do mosquito e proteger a saúde da comunidade. Se necessitar de informações ou orientações, entre em contato com o setor de vigilância ambiental pelo fone/whats 54 3461-8915.