O primeiro de três boletins da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado às 9h desta sexta-feira, 24, manteve em 163, o número de óbitos causados pelas enchentes e enxurradas que afetam as cidades desde o final do mês de abril. Em outro comunicado divulgado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que já são quatro óbitos em virtude da leptospirose.
O número de municípios afetados é de 469, pessoas em abrigos 63.918, desalojados 581.613 e afetados 2.342.460. Seguem desaparecidos 65 pessoas.
Óbitos por Leptospirose
A Secretaria da Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (23/5), o terceiro e o quarto óbitos por leptospirose relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul. Os registros referem-se a dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre, respectivamente.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, que pode vir a estar presente na água ou lama em locais com enchente. Neste mês, já foram confirmados 54 casos da doença.
Nos dois óbitos divulgados, a confirmação se deu após o resultado positivo da amostra analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. O óbito do residente de Cachoeirinha ocorreu em 19 de maio. A morte do morador da capital ocorreu em 18 de maio. Os outros dois óbitos registados no Estado relacionados a este período de enchentes aconteceram em residentes de Venâncio Aires e Travesseiro.