Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Publieditorial
    • Saúde
    • Segurança
    • Sem categoria
    • Trânsito
  • Programação/Equipe
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • História da Rádio
  • Política de privacidade
  • Baixe o App
Estação FM
Estação FM Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito
  • Anuncie
  • Programação/Equipe
  • Sobre
  • Fale conosco
  • Baixe o App
OUÇA AO VIVO
  • Carlos Barbosa
  • Trânsito

CSG implanta pista-teste para avaliar tintas de sinalização e reforçar segurança viária

  • Estacao FM
  • 16/02/2026

Estudo ocorre no km 6 da ERS-446, em Carlos Barbosa, trecho com recorrência de neblina e baixa visibilidade

A durabilidade e a eficiência da pintura das faixas no asfalto, fundamentais para a orientação dos motoristas, especialmente à noite e sob chuva, estão no centro de um estudo técnico conduzido pela CSG na Serra Gaúcha. A concessionária implantou uma pista-teste na ERS-446, km 6, em Carlos Barbosa, para comparar o desempenho de diferentes tintas de sinalização horizontal em condições reais de tráfego. O trabalho não irá interferir no tráfego de veículos.

O experimento consiste na aplicação de três formulações distintas — Tinta Tricomponente (plástico a frio), Acquaplast® e Acquaplastic EPX — em faixas transversais instaladas próximas ao ponto do pedágio eletrônico free flow. Durante oito meses, serão realizadas medições quinzenais para acompanhar o desgaste do material.

O principal indicador analisado é a retrorrefletividade, termo técnico que define a capacidade da sinalização refletir a luz dos faróis de volta ao motorista. Em termos práticos, quanto maior esse índice, mais brilhante e visível é a faixa à noite. Esse efeito depende do sistema tinta–microesfera, pequenas esferas de vidro incorporadas à pintura que funcionam como microespelhos, devolvendo a luz na direção de quem conduz o veículo.

A perda de desempenho reduz a distância de visualização das faixas e o tempo de reação do condutor, fatores diretamente ligados ao risco de acidentes. Além de medir o brilho da pintura, o estudo cruza informações de volume de tráfego e de precipitação para entender como o fluxo intenso de veículos e as condições climáticas aceleram a degradação. A proposta é gerar dados que auxiliem no planejamento da manutenção preventiva, priorizando pontos críticos e ampliando a eficiência dos investimentos.

“Para quem trafega, o impacto é direto: sinalização mais visível significa maior antecedência para identificar limites de pista e orientações viárias, especialmente em trechos sujeitos à neblina e baixa luminosidade”, explica o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres. 

Estacao FM

Mais notícias
ler agora

Polícia Civil prende homem com mandado de prisão definitiva em Barbosa

ler agora

Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura de Carlos Barbosa é neste Domingo

ler agora

Mais de 27 mil pessoas já passaram pelo FestiQueijo, com recorde no penúltimo final de semana

ler agora

Estudante de Carlos Barbosa conquista medalha de prata em feira de inovação na Coreia do Sul

ler agora

CSG libera desvio das obras de duplicação da RSC-453 no domingo (19)

ler agora

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-470, em Bento Gonçalves

ler agora

Mulher é atropelada no bairro Alfândega, em Garibaldi

ler agora

Vigilância Ambiental reforça combate a insetos e roedores em Carlos Barbosa

ler agora

Em Barbosa, obras na Rua do Imigrante são 100% finalizadas

Leia também
  • Polícia Civil prende homem com mandado de prisão definitiva em Barbosa
  • Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura de Carlos Barbosa é neste Domingo
  • Servidores de Carlos Barbosa recebem capacitação para podas de árvores
  • Mantido alerta para período de chuvas no Rio Grande do Sul até quarta, 22
  • Árvore caída obstrui parcialmente a BR-470 em Bento Gonçalves
Estação FM
  • Ouça no app
  • Anuncie na Estação
  • Política de privacidade
© copyright - Rádio Estação FM – Rua Humberto Accorsi, 230 B. Aurora, Carlos Barbosa (RS) | tel.: (54) 3461 9707

            

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Envie sua mensagem!

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a Política de Privacidade para mais informações.Aceitar