Carlos Barbosa- A Prefeitura de Carlos Barbosa realizou uma reunião no Gabinete na quinta ,01, pela manhã, com representantes da Aegea/Corsan e da Agesan-RS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul, onde reivindicou melhorias no serviço de distribuição da rede de água no Município.
Conforme apresentado pelos secretários do Meio Ambiente, Itacir Rossi e da Administração, Cláudia Pozza, a falta de água, baixa pressão de vazão e até cobranças excessivas nas taxas de água – recebidas e envidas pelo Procon – estão incomodando a população, sendo também fato recorrente.
A Corsan esteve representada pelo Superintendente Regional Lutero Cassol e pela Coordenadora no município Raphaela Basso, junto à equipe de operações que participava de forma online da reunião, onde apresentaram algumas ações que serão realizadas nos próximos 90 dias para amenizar a situação como: a ativação de pelo menos dois novos poços – um em Desvio Machado, outro no bairro Imigrante (Reserva Paradiso), além de um terceiro que será perfurado em local ainda a definir.
O novo reservatório do bairro Aurora, que comporta 100m³ de água, também será ativado. Lutero disse que está ciente das reclamações e dificuldades que a cidade enfrenta com o abastecimento de água e que isso deverá ser resolvido nesse período com essas ações em curto prazo. Quanto a hidrômetros que possam estar fora da aferição, os mesmos poderão ser revisados, mediante abertura de protocolo via aplicativo. Ele informou ainda que, em torno de 20 hidrômetros novos são ativados na cidade todo o mês, mostrando a expansão de Carlos Barbosa.
Daniel Luz dos Santos, Coordenador de Fiscalização da Agesan, ouviu as colocações da Prefeitura e realizou questionamentos específicos para a Corsan sobre os reservatórios do município, o poder de vazão de água e sobre alguns dos hidrômetros novos instalados que estão gerando reclamações por cobranças excessivas. Daniel sugeriu à Prefeitura que forneça dados para que a agência possa realizar acompanhamento nas situações apresentadas. Ele também salientou que a agência tem um número para que o cidadão possa entrar em contato para dúvidas reclamações ou outros serviços que é o 0800 222 4022.
A Prefeitura deverá receber da Corsan, até o início da próxima semana, um cronograma por escrito com os trabalhos que deverão iniciar em curto prazo.