Iniciou, na noite de quarta-feira, 17, no Centro de formação REX, em Garibaldi, o percurso de “Formação catequética” da região pastoral de Garibaldi. Mais de 200 catequistas estavam presentes no encontro marcado pela alegria de ser Igreja e de partilhar a missão de gerar novos cristãos para a fé. Noite histórica e memorável para a catequese da região pastoral, e para a diocese de Caxias do Sul, que vê concretizado um sonho há tempo esperado e planejado de ter uma escola para catequistas.
O tema de abertura da formação foi a “Metodologia catequética: propostas pedagógicas para organizar o encontro de catequese”, com a assessoria da coordenadora diocesana de Iniciação à Vida Cristã, Margarete Bedin Menegat. Rostos alegres e vibrantes, atentos a cada detalhe, marcaram a noite, que teve ainda um momento em pequenos grupos de vivência concreta da lectio divina, metodologia adotada no caminho de iniciação cristã da Diocese e que deve acompanhar cada encontro de catequese.
Há tempo os catequistas pediam momentos formativos de aprofundamento da fé e de metodologias catequéticas, que auxiliasse na melhor preparação e condução da catequese nas suas várias etapas. Com um calendário de encontros mensais que se estende até agosto de 2025, a “Formação catequética” supre assim uma necessidade da região pastoral – formada pelas paróquias São Pedro, de Garibaldi; Nossa Senhora Mãe de Deus, de Carlos Barbosa; São Marcos, de Marcorama; São João Batista, de Daltro Filho; Nossa Senhora das Graças, de Arcoverde; e São Lourenço, de Coronel Pilar – e responde ainda ao apelo do Papa Francisco feito através da Carta Apostólica “Antiquum ministerium”.
Ao longo dos últimos meses, com a criação do conselho sinodal da região pastoral, o projeto começou a ser delineado de modo mais concreto. A partir das reflexões e sugestões do Conselho, uma comissão foi criada com o objetivo de definir temas, datas e metodologia de cada encontro, dando origem ao atual programa que pode ser conferido abaixo. Segundo o coordenador do conselho sinodal, pe. Luis Carlos Conci, “a proposta de Formação catequética, na região pastoral de Garibaldi, quer fomentar a força da evangelização e implementar o projeto No Caminho da Catequese, da Diocese de Caxias do Sul, que tem vários encaminhamentos comuns!”
“Ter todas as paróquias da região pastoral reunidas é uma força grande para a catequese e para fomentar a evangelização nas nossas cidades. A catequese é muito simples e ousada porque a cada dia deve se renovar”, conclui Pe. Luís, apontando o caminho que certamente guiará os 12 encontros da Formação catequética, entre a ousadia e a renovação criativa da catequese na região pastoral.
Texto e fotos: Divulgação